Bicicleta e seu impacto no joelho

Dentre os mais cobiçados exercícios feitos pela população brasileira como o futebol e a corrida, andar de bicicleta é um dos que mais acelera o metabolismo, o que pode resultar, por exemplo, na queima de 800 calorias em uma simples pedalada de 20 minutos (equivalente a 4 km de caminhada).

Aqueles que aderem a essa atividade costumam avaliar sua rotina de treino por regularidade do exercício, intensidade e alimentação, mas esquecem que para sua prática o corpo precisa também estar preparado para algumas possíveis lesões. É importante mencionar isso pois o pedalar tem como objetivo mover incessantemente os pedais para que consigam se movimentar, ocasionando uma repetição desgastante para regiões sensíveis como o joelho.

Por esse motivo, algumas doenças estão relacionadas a essa prática, dentre elas encontramos a condromalácia patelar, artrite ou até mesmo a tendinite patelar. Uma curiosidade é que, caso você tenha começado a pouco tempo e já começou a sentir uma dor na lateral do joelho, provavelmente você está sofrendo a famosa Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), uma lesão muito comum que acomete iniciantes que tentam aumentar a força no pedal jogando os joelhos para dentro, gerando atrito entre a banda fibrosa espessa e o epicôndilo.

É sempre importante informar que quem está sofrendo com dores agudas ou inchaço nos joelhos deve evitar praticar esse esporte até que a situação esteja resolvida. Isso se deve ao fato de você ter a possibilidade de estar com uma lesão no início e, ao pedalar, poderá agravar o quadro. Outra dica para quem já tem problemas nos joelhos é investir em um bom fortalecimento muscular antes de adentrar na prática dessa atividade.

Para aqueles que se aventuram nessa área, é necessário que sigam algumas regras para que não tenham problemas durante os treinos. Dentre os mais conhecidos, podemos citar:

  • Realizar uma avaliação antes do início da atividade.
  • Realizar treino completo com  aquecimento e alongamentos.
  • Sempre que surgirem sinais de alarme, sinalizadores de uma eventual lesão, deverá ter a suspensão imediata da atividade.
  • Prestar atenção à importância do repouso e recuperação do corpo.
  • Optar pelo uso de calçados apropriados, como tênis esportivos.
  • Aderir ao uso de joelheiras, para evitar que possíveis quedas possam danificar a estrutura do joelho.
  • Usar bicicletas que estejam ajustadas para o tamanho do seu corpo.
  • Ter acompanhamento regular de um ortopedista especialista.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br