Itens essenciais em casos de lesões no joelho

A articulação do joelho desempenha um papel fundamental na realização de grande parte das atividades que realizamos no nosso cotidiano. Por conta disso, lesões nessa região costumam ser comuns, e isso pode acontecer tanto pela prática incorreta dessas atividades quanto por outros fatores. É inevitável pensar que ir ao médico seja a melhor solução, já …

Viscossuplementação no joelho

Viscossuplementação é o nome do tratamento que envolve a injeção intra-articular ácido hialurônico. No geral, sua aplicação serve para prevenir uma artrose já estabelecida ou quando se está na vigência de lesões precursoras dela (como lesão do menisco, cartilagem ou ligamento). Atualmente, diversos estudos analisam os efeitos do ácido hialurônico no tratamento de doenças. Nesse caso, ele funciona …

Mosaicoplastia no joelho

Mosaico é conhecido por ser uma arte decorativa que consiste na reunião de pequenas peças para formar uma grande figura. Dessa forma, a mosaicoplastia de joelho é uma modalidade de transplante o qual pequenos segmentos (chamados de plugs) contendo cartilagem e osso são retirados de áreas sadias e implantados nas áreas doentes. Nesse sentido, a mosaicoplastia é definida como …

Osteonecrose no joelho

A osteonecrose idiopática do joelho (ON) é uma síndrome caracterizada clinicamente por dor no joelho, que se manifesta na região do côndilo medial do fêmur (localização mais comum), com início súbito e intenso. Para entender melhor sobre o que se trata, podemos recorrer ao dicionário. Necrose, em específico, é o termo técnico que se refere à morte de várias células de …

Ruptura do Ligamento Colateral Medial (LCM)

No nosso dia a dia, necessitamos de estabilidade articular  no joelho para realizar as mais variadas atividades inseridas na nossa rotina. LCM é um excelente protetor para a região, visto que impede que façamos movimentos que levem a uma torção do joelho. Ele é o principal restritor do valgo (joelho entrando) e além disso, também …

Astrocopia para tratamento do menisco

Como falado em posts anteriores, há uma estrutura no joelho de formato semicircular composta por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) chamada menisco, entre o fêmur e a tíbia. Sua função básica é servir como amortecedor, lubrificador, estabilizador e distribuidor de carga dentro da articulação, recebendo e dissipando os impactos que o joelho é submetido ao longo do …

5 hábitos comuns que acabam com o seu joelho

No nosso dia a dia, as dores nos joelhos são bastante incômodas e podem prejudicar a nossa rotina. Seu desenvolvimento pode ocorrer a partir de diversas maneiras, incluindo má-formação congênita ou até mesmo hábitos e posturas prejudiciais. Esse, em especial, é facilmente identificável e muito mais fácil de ser tratado se corrigido a tempo. No …

Transplante de cartilagem homólogo.

A cartilagem é o revestimento da parte interna das articulações, sendo um importante tecido para o bom funcionamento do joelho e tornozelo. Por ser pobre em vasos sanguíneos e suas células (condrócitos) terem baixa capacidade de duplicação, as lesões da cartilagem possuem baixo potencial de recuperação espontânea e frequentemente necessitam de tratamento cirúrgico. Geralmente, os …

Exercícios para manter o joelho saudável

Já falamos em posts anteriores em como o joelho funciona no corpo como o principal dissipador de energia cinética. Dessa forma, pode-se dizer que qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação. A negligência em manter uma rotina saudável para essa área pode causar uma falta de preparo muscular. Dessa forma, a chance de causar …