Estalos podem afetar o joelho

Muitos pacientes costumam adentrar no consultório questionando se o estalo no joelho que eles relatam representa alguma doença em específico. No geral, pode-se entender esses casos como indicativos de que os músculos das pernas e das coxas necessitam de fortalecimento. Essa conclusão é feita pois essa medida pode diminuir o risco de atrito e também melhorar a lubrificação da cápsula articular de maneira natural.

Para entender melhor o que acontece nessas situações, é necessário saber um pouco sobre o que compõe a estrutura do seu joelho. Nele, encontramos a chamada membrana sinovial, um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Nela, há a presença do líquido sinovial, o principal agente responsável pela lubrificação e nutrição de todas as partes internas do joelho, cartilagem, menisco e ligamentos.

Com essa informação, conseguimos entender melhor a explicação para os barulhos. Em suma, o líquido sinovial possui alguns gases, liberados quando existe a dobra da articulação, sendo justamente essa liberação que ocasiona o barulho relatado pelos pacientes. Também é possível notar o som, quando a articulação faz o movimento e retorna à posição de origem.

Casos que se enquadram no que foi especificado acima não são motivos de grandes preocupações. No entanto, é necessário a procura de um médico se são acompanhados de dores na região, pois existem alguns motivos que podem estar relacionados como artrose, desalinhamento do corpo, inflamação nos ligamentos e/ou meniscos, artrite, rupturas e obesidade. Dessa forma, a procura por um especialista deve ser feita quando ocorre dor está presente durante práticas cotidianas, caso apresente vermelhidão/inchaço ou se o joelho estiver localizado fora do lugar.

Lembre-se sempre de que saber identificar um problema e tratá-lo com antecedência é fundamental para que a situação não se agrave. Para isso, conte com a ajuda do especialista e não deixe de se informar nos lugares corretos sobre conteúdos relacionados à saúde e bem-estar.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br