Dança stiletto e o joelho

Famosa dentro do universo pop e das academias de dança, o Stiletto Dance combina jazz, hip hop, música pop e salto alto. Em um primeiro momento, podemos associar os possíveis danos nos joelhos apenas pelo uso do salto, mas o problema vai mais fundo.

Em outros textos, já comentamos sobre a mudança do centro de gravidade do corpo que o uso do salto alto proporciona, favorecendo o desequilíbrio e o aumento na pressão plantar. No entanto, esse caso é ainda mais específico, pois a dança em si é uma atividade propensa a lesões, já que requer grandes esforços físicos. Por encadear repetições, encontramos muitos casos em que pacientes sofrem por alto estresse mecânico às estruturas osteomusculares.

No entanto, pela alta procura dessa modalidade, alguns especialistas ponderam e avaliam que alguns métodos podem ser adotados para que seus pacientes possam usufruir desse exercício em específico sem destruírem seus joelhos. Uma das recomendações mais encontradas é a de que optem por calçados que tenham até 5 cm (cerca de 3 dedos) por serem considerados relativamente seguros para seus corpos. Outra medida que pode ser tomada é a de usá-los no máximo três vezes por semana por aproximadamente 7 horas, já que acima disso os riscos aumentam consideravelmente.

Para aqueles que se aventuram nessa área, é necessário que sigam algumas regras para que não tenham problemas durante os treinos ou até mesmo em possíveis apresentações. Dentre os mais conhecidos, podemos citar:

Realizar treino completo com  aquecimento e alongamentos.

Sempre que surgirem sinais de alarme, sinalizadores de uma eventual lesão, deverá ter a suspensão imediata da atividade.

Prestar atenção à importância do repouso e recuperação do corpo.

Optar pelo uso de calçados apropriados, como falado anteriormente.

Não ultrapassar o limite de horas estipuladas como seguras para seu corpo.

Ter acompanhamento regular de um ortopedista especialista em joelho.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br