Condromalácia Patelar

A síndrome da dor patelofemoral ou condromalácia patelar é marcada pela degeneração da cartilagem da rótula, osso localizado na porção frontal do joelho. As causas dessa patologia são as mais variadas, como: traumas na região, excesso de peso, sedentarismo, entre muitas outras.  

A condromalácia patelar é uma das complicações mais comuns na articulação do joelho, e atinge em sua maior parte indivíduos do sexo feminino. A patologia pode ser dividida em 4 estágios.

Vídeo informativo sobre a patologia

Os Graus da Condromalácia

Grau I

Identifica-se um certo amolecimento da porção externa da cartilagem patelar, podendo ou não haver dor e inchaço local.

Grau II

Neste grau a cartilagem do joelho apresenta pequenas fibrilações.

Grau III

A lesão da cartilagem apresenta  profundidade porém não chega ao osso subcondral. 

Grau IV

Em seu grau máximo, a cartilagem já sofreu tanta erosão que o osso subcondral torna-se visível. 

Sintomas da Condromalácia

A dor é um dos sintomas mais presentes no dia a dia dos portadores dessa patologia, podendo se apresentar – inicialmente – de uma forma leve que se intensifica ao descer escadas ou rampas, e durante ou até mesmo após a realização de atividade física.  Em alguns casos, inchaços, ruídos e ardência da região podem também se fazer presentes. 

É importante salientar que nem sempre a condromalácia causa dor! Principalmente em seus estágios iniciais, por isso é fundamental que você procure um médico ortopedista ao menor sinal de dor. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da condromalácia é feito basicamente a partir dos sintomas, históricos e queixas do paciente. Aliado a estes fatores, o médico ortopedista analisará seus exames de imagem como Raio-x e ressonância magnética para identificar o quadro com precisão. 

Tratamento da Condromalácia

  • A pausa nas atividades físicas é fundamental para que o período agudo da doença passe. Gelo, medicamentos analgésicos e antiinflamatórios são bem vindos durante esses períodos de dor intensa. 
  • Passada a fase crítica, o tratamento inicial é – em casos mais brandos – a realização de fisioterapia, visando o fortalecimento do músculo do quadríceps e a estabilização do joelho e posteriormente musculação. 
  • Em casos onde a condromalácia encontra-se em grau mais elevado e a articulação do joelho desgastada, pode-se optar pela realização da viscossuplementação da região afetada; 
  • Em casos muitos selecionados , o médico ortopedista avalia a realização de um procedimento cirúrgico, por meio de artroscopia, a fim de remover os fragmentos de cartilagem danificados, promovendo uma limpeza geral da região.

Lembre-se, somente um médico especialista em joelho é capaz de diagnosticar patologias como a condromalácia, na dúvida PROCURE UM MÉDICO!