Instabilidade patelar ou luxação da patela, como tratar.

São condições de luxação ou deslocamento patelar que podem estar relacionadas à suscetibilidade devido às alterações na anatomia do joelho ou a causas traumáticas.

Em relação às alterações anatômicas, estas geralmente aparecem na infância ou adolescência e podem estar associadas a alterações esqueléticas, musculares, ligamentares ou mistas, fazendo com que a patela se desvie muitas vezes de sua posição. Em todos os casos, os pacientes tendem a ter dor ou insegurança, motivo comum para consultar um cirurgião de joelho. Em alguns  casos, não há trauma aparente, porém, é muito comum algum episódio traumático no primeiro evento.


Existem várias condições associadas à luxação ou instabilidade patelar, as seguintes são as principais:

– Ligamentos hiperfrouxos: Essas pessoas são “muito alongadas”. Sabe quando você puxa o polegar para trás no pulso? Essa maior frouxidão pode facilitar o deslocamento da patela.

O mais comum é que a luxação da patela ocorra após algum tipo de torção do joelho (entorse), sem que exista qualquer trauma direto ou “pancada” na patela. Geralmente, está associada com a extensão do joelho (o paciente “estica” o joelho), seguido de uma rotação externa do pé (o pé “roda para fora”).

Quando a luxação patelar ocorre após uma torção, em muitos casos o tratamento inicial inclui o uso de gelo, anti-inflamatórios e imobilização.


A fisioterapia pode utilizar recursos para estimular a cicatrização ligamentar, restaurar a mobilidade do joelho, reduzir o edema e restaurar a função muscular ao redor do joelho. A maioria dos pacientes pode ser tratada sem cirurgia após a primeira luxação patelar.

Exceções ocorrem quando há avulsão do ligamento femoropatelar medial ou outras lesões concomitantes que requerem tratamento cirúrgico, principalmente lesões da cartilagem articular.

Fortalecer e equilibrar os músculos ao redor do joelho pode ajudar a restaurar o joelho funcionalmente e é sempre recomendado, sendo a parte mais importante do tratamento conservador.

Em casos onde apesar do reforço muscular a patela continua saindo do lugar faz-se necessário cirurgia para tratamento. A indicação cirúrgica deve ser individualizada pois existem diversos tipos de técnicas possíveis de acordo com as necessidades do paciente.