Artrite no joelho

Em suma, a artrite pode ser definida como uma inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade. No caso do joelho, podemos encontrar em sua estrutura três articulações: tibiofemoral medial e lateral e patelofemoral. Dessa forma, a artrite é uma possibilidade quando o paciente aparece no consultório com dor e inchaço local.

Quando o assunto é esse, algumas questões acabam ganhando holofotes, já que são conhecidos por serem fatores de risco para esse tipo de diagnóstico. Dentre eles, encontramos a obesidade, pois o excesso de peso acaba aumentando a pressão e a sobrecarga sobre a articulação do joelho. Além disso, algumas características como a idade, o gênero e o histórico familiar podem ser pontos chaves na hora do diagnóstico, pois são maiores os riscos de desenvolvimento de artrite em idosos, mulheres e para quem já possui uma tendência genética na família.

É sempre importante lembrar que existem diferentes tipos de artrite, cada um com diferentes causas, incluindo desgaste das articulações, infecções e doenças subjacentes. Por isso, para se ter um tratamento mais efetivo, é recomendado que haja o acompanhamento de um médico especialista. As que encontramos nos joelhos são chamadas de:

  • Artrite pós-traumática: quando o indivíduo sofre algum trauma ocasionado por esforços repetitivos, atividades físicas ou esportivas e acidentes (que podem promover fraturas, lesões ligamentares ou lesões meniscais). Este trauma intra-articular pode ser responsável pelo aparecimento da artrite do joelho precoce.
  • Artrite reumatóide: um tipo de doença autoimune, que acomete todas as articulações do corpo causando deformidades em seu estágio avançado, mas que geralmente afeta principalmente os dois joelhos, pés e mãos. Qualquer faixa etária pode ser acometida por esta doença. A deformidade instalada em decorrência desta patologia não pode ser revertida, mas é possível retardar a velocidade de desenvolvimento das deformidades com orientações, posicionamentos, alongamentos e fortalecimentos musculares.

Diante de todas as características apresentadas, a melhor forma de identificação da doença conhecida é feita através de um exame físico completo, identificando a amplitude dos movimentos dos membros inferiores, alterações quanto ao calor, edema, vermelhidão e os pontos de dor de acordo com a palpação e queixa do paciente. Contudo, exames de sangue e exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética também são utilizados para definir a patologia e o grau que se encontra.

As condutas que serão adotadas para o tratamento da artrite dependem da causa que levou ao seu desenvolvimento. O tratamento conservador tem função de aliviar a dor e promover melhora das funções da articulação do joelho. Por isso, alguns medicamentos, como analgésicos, podem ser administrados pelo médico ortopedista e reumatologista. No entanto, a fisioterapia é a principal intervenção dentro do tratamento conservador, com exercícios de fortalecimento, ganho de controle motor e aprimoramento da funcionalidade que ajudarão na recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência, além de auxiliar na prevenção do problema. Por isso, a cirurgia só é indicada em casos crônicos, que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou até mesmo a sua substituição

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br