Natação e o joelho

A natação é uma atividade física praticada na água o qual a pessoa se desloca de um lado para o outro, através da combinação de movimentos das pernas e braços. Esse esporte é, sem dúvida, um dos mais completos, pois envolve boa parte dos músculos do corpo na sua duração. Ou seja, o maior objetivo para quem a busca é a melhora da força, tonificação dos músculos e ter como trabalhar o corpo de uma forma geral, estimulando as articulações e ligamentos, com um bônus de atuar no controle de peso e na queima da gordura.

Mesmo realizada em um ambiente aquático e sendo considerada uma das mais seguras atividades físicas em relação ao risco de lesões, profissionais da área são exigidos no seu dia a dia a um esforço muito grande, já que muitos tem como objetivo a competição em olimpíadas. Dessa forma, estão sujeitos a sofrer lesões. Isso por conta do excesso de movimentos repetitivos, além de que também se enquadram no atleta amador/recreacional, principalmente por conta de erros técnicos. 

Em suma, o joelho pode apresentar alguns quadros possíveis como: sinovite medial, dor por tração do ligamento colateral medial, inflamação e espessamento da plica sinovial medial e dor femoropatelar. Interessante ressaltar que as lesões citadas são bem mais frequentes na região medial (lado interno do joelho). Isso acontece, pois, a modalidade que provoca a grande maioria das lesões na articulação do joelho é o nado de peito, já que o movimento de impulso com o chute das pernas (que é feito com o quadril em abdução e o joelho em valgo) pode gerar stress medial do joelho por tração repetitiva das estruturas que estão localizadas nesta região.

Caso a prática dessa atividade física seja efetuada, a pessoa em questão, mesmo que sem lesões anteriores, é recomendada a seguir determinados cuidados, sendo eles:

  • Realizar uma avaliação antes do início da atividade.
  • Realizar treino completo com  aquecimento e alongamentos.
  • Sempre que surgirem sinais de alarme, sinalizadores de uma eventual lesão, deverá ter a suspensão imediata da atividade.
  • Prestar atenção à importância do repouso e recuperação do corpo.

Como pode ver, mesmo sendo indicada como forma de tratamento para as lesões do joelho por ter uma incidência muito baixa e tratar-se de um esporte praticamente sem impacto, ainda encontramos possíveis riscos para sua saúde. Dessa forma, cabe a você respeitar os limites físicos do próprio corpo. Por isso, a regra mais importante é manter-se atento e estar sendo assistido por profissionais qualificados e de confiança.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br