Como o sobrepeso afeta o joelho

Em solo brasileiro, a obesidade já é uma realidade para 18,9% da população, e o sobrepeso já atinge mais da metade da população (54%), o que torna-se preocupante quando o assunto é joelho. Isso ocorre pois a gordura em excesso no organismo, principalmente de pacientes obesos, pode agredir e destruir a cartilagem das juntas. Dessa forma, o paciente obeso acaba apresentando uma tendência maior para desenvolver problemas na região.

É entendível que o excesso de peso estressa as juntas, levando-as a se partirem. Porém, algumas pesquisas sugerem ainda que a inflamação associada à obesidade torna os danos ainda maiores, acometidos pela degeneração da cartilagem articular. Suas causas são principalmente mecânicas, sendo hoje uma das maiores preocupações na área da ortopedia e reumatologia, já que possui uma relação direta com a osteoartrose.

Dentre os sintomas de lesões relacionadas à obesidade, encontramos as dores nas articulações, nos joelhos e quadril, e problemas relacionados a má postura, como dores na lombar. Com relação direta ao joelho, encontramos com mais frequência quadros com inchaço e rigidez, levando a uma doença conhecida como osteoartrite decorrente, na maioria dos casos, de lesões na cartilagem das articulações e tecidos circundantes.

Quem se enquadra nessas características físicas e já apresenta tais sintomas, é recomendado como tratamento a fisioterapia e a terapia ocupacional. Através de exercícios físicos que envolvem força, flexibilidade, resistência e reabilitação, fica mais fácil de se conviver com a osteoartrite, e alivia bastante as dores no joelho. Além disso, rotina de exercícios e alimentação equilibrada são essenciais no tratamento dessas doenças. Há quem opte pela cirurgia, mas isso vai depender exclusivamente de uma avaliação médica.

Fat woman dieting, fitness. Portrait of obese woman working out in gym.

Por fim, é sempre importante esclarecer que a atitude de submeter-se a uma perda de peso em um quadro de obesidade não se trata apenas de algo estético, mas deve ser motivada por uma melhor qualidade de vida. Para que seus passos sejam eficiente e que os resultados atinjam o esperado, conte sempre com uma equipe de especialistas no assunto.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br