Estrutura ligamentar do joelho

Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação em varo e valgo e movimentos rotatórios da articulação do joelho. Por se depender essencialmente dessa estrutura ligamentar, vários são os riscos de lesões nesta região.

Entre as partes mais conhecidas dessa estrutura está o ligamento cruzado anterior, localizado na parte central do joelho, que faz estabilização anterior e rotacional da articulação. A lesão do LCA ocorre pela torção do joelho, em geral em prática esportiva. Na maioria dos casos, o tratamento da lesão do LCA é cirúrgico. Então isso, na mesma área, está o ligamento cruzado posterior, responsável pela estabilização posterior da articulação. Lesões do LCP pode ocorrer na prática esportiva, ou em acidentes de alta energia, como trauma automobilístico e quedas de altura. A lesão do LCP é de tratamento não cirúrgico (conservador) quando é isolada e sem instabilidade intensa, com uso de imobilização e reabilitação. Já a lesão combinada, com mais ligamentos envolvidos, ou com instabilidade intensa, é de tratamento cirúrgico.

Já na parte medial (interna) do joelho, o ligamento responsável por estabilizar o movimento em valgo é o Ligamento colateral medial (LCM), também chamado de ligamento colateral tibial. Lesões do LCM isoladas são de tratamento não cirúrgico na maioria dos casos, por sua boa capacidade de cicatrização, já as em conjunto com outros ligamentos, podem precisar de tratamento cirúrgico.

O LCL, também chamado de ligamento colateral fibular, é o principal ligamento da parte lateral (externa) do joelho. Responsável por estabilizar o movimento de varo, ou seja, o movimento do joelho arqueado para fora, tem poucos casos com lesões isoladas, sendo mais comum ocorrer em conjunto com outros ligamentos da parte lateral do joelho (a chamada lesão do canto póstero-lateral), que precisa de tratamento cirúrgico.

Ligamento patelofemoral medial (LPFM).

O ligamento patelofemoral medial é o principal estabilizador da patela (rótula). Quando ocorre a luxação da patela, o ligamento patelofemoral medial é rompido. No primeiro episódio de luxação, o tratamento pode ser não cirúrgico, com imobilização e reabilitação. Já na luxação redicivante, com mais de um episódio, há indicação de cirurgia.

O ligamento patelar também é chamado de tendão patelar, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa, permitindo o movimento de extensão do joelho (movimento de esticar). Quando ocorre lesão extensa ou completa, é necessário tratamento cirúrgico.

Por último, temos o ligamento anterolateral do joelho que pode ser lesado em conjunto com o LCA. Atualmente, esse ligamento é reconstruído em conjunto com a cirurgia do LCA, como um reforço para esse ligamento, em pacientes de maior risco para nova lesão.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br