A entorse e suas complicações

Durante a prática de alguns desportos, com a execução de movimentos bruscos ou até mesmo devido a uma lesão provocada pelo impacto de algum objeto, o seu joelho pode desenvolver a chamada entorse. No geral, ela é caracterizada pelo alongamento excessivo dos ligamentos da região, causando dor intensa e inchaço.

É muito comum entre os jovens que a torção de joelho ocorra durante os exercícios físicos. Nestes casos, pode ocorrer uma rotação anormal do fêmur em relação à tíbia, levando ao alongamento excessivo dos ligamentos e do menisco, resultando na ruptura desses ligamentos. Já nos idosos, pode acontecer devido a uma mudança brusca no caminhar, como ao atravessar a rua, por exemplo.

Para garantir o diagnóstico dessa lesão, o melhor é se consultar com um médico especialista que analisará seu joelho a partir de um exame físico que avalia o movimento, inchaço e a sensibilidade do joelho em relação ao saudável. Caso necessário, pode-se também recorrer ao Raio-X, ressonância magnética ou ultrassom para avaliar se os ligamentos, meniscos e tendões se romperam ou ficaram gravemente comprometidos.

O tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo colocar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para que o quadro melhore, é aconselhado manter a perna elevada quando em repouso e, caso necessário o deslocamento, podem ser usadas muletas. No mais, o ideal é ficar deitado com a perna elevada, de forma que o joelho fique mais elevado que a altura do coração, para ajudar a desinchar mais rápido. Nesse processo, compressas de gelo, meias elásticas ou ligaduras de compressão, podem ser usadas para ajudar a aliviar a dor. Após a retirada da imobilização e quando o médico achar que é a hora, é importante fazer de 10 a 20 sessões de fisioterapia para ajudar a recuperar o movimento, força e equilíbrio.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia, especialmente se a pessoa for jovem, atleta ou até mesmo em situações que a lesão seja muito grave. Lembre-se sempre de que o tempo de recuperação desses casos depende exclusivamente da gravidade da torção e do tipo de tratamento realizado. Porém, aqueles que realizam sessões de fisioterapia diariamente costumam se recuperar mais rápido.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br