Como o sedentarismo afeta o joelho

Há um grande número de pacientes que sentem dores nos seus joelhos, porém dizem não ter machucado, não possuem histórico de traumatismo e não fazem qualquer esporte nem nenhum esforço que justifique as dores que estão sentindo. Parece uma charada sem solução, mas na verdade é apenas mais uma terrível consequência do sedentarismo.

Para muitos, não ter uma atividade regular que estimule a movimentação do corpo pode ser uma boa saída para a exclusão da possibilidade de lesões. Contudo, passar várias horas do dia sentado pode gerar um grande problema não só mental como também físico. Isso acontece pois a falta de exercícios físicos faz com que os músculos do corpo fiquem enfraquecidos.

Para atingir partes do corpo como o joelho é muito simples já que, quando se fica muito tempo sentado, a musculatura posterior da coxa tende a encurtar por estar relaxada. Dessa forma, o encurtamento desse grupo muscular, associado ao enfraquecimento de todos os grupos musculares, tem como consequência direta os desvios posturais, as alterações na marcha e o aparecimento de dores, principalmente na região do joelho.

Em meio a tudo isso, encontramos doenças que são reconhecidas como o resultado desse hábito terrível. A chamada síndrome patelar dolorosa, descrita como uma dor localizada na região anterior da região em questão, tem como causa justamente o desequilíbrio muscular causado pela falta de exercícios e pelo encurtamento dos grupos musculares, principalmente os músculos da região posterior da coxa.

Com a evolução do processo, começam a surgir alterações estruturais na cartilagem da patela. A hiperpressão da patela contra o fêmur, devido ao encurtamento muscular e ao fato de se ficar várias horas na posição sentada, é a principal causa da condromalácia em sedentários.

Como tratamento, geralmente são incentivados a prática do alongamento e do fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, fundamentais para conseguir sair desse quadro. Contudo, todos os pacientes acometidos por essas questões devem consultar um médico especialista, pois alguns casos podem requerer um tratamento mais incisivo usando, por exemplo, a viscossuplementação (excelente para proteger a cartilagem).

Por isso, em caso de dúvida ou de dor constante, é de extrema importância que se procure atendimento médico especializado. Dessa forma, será indicado o tratamento, bem como as práticas mais saudáveis e efetivas para evitar a má postura e as lesões que ela pode causar.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br