Viscossuplementação no joelho

Viscossuplementação é o nome do tratamento que envolve a injeção intra-articular ácido hialurônico. No geral, sua aplicação serve para prevenir uma artrose já estabelecida ou quando se está na vigência de lesões precursoras dela (como lesão do menisco, cartilagem ou ligamento).

Woman having botox treatment at beauty clinic

Atualmente, diversos estudos analisam os efeitos do ácido hialurônico no tratamento de doenças. Nesse caso, ele funciona como um lubrificante na articulação afetada, buscando alívio dos sintomas e melhora da biologia da cartilagem. Além disso, ele pode servir como uma opção paliativa, adiando uma artroplastia do joelho em pacientes jovens.

O processo desse tratamento é bem simples, podendo ser feito no próprio consultório de um ortopedista especialista. Em suma, o paciente é posicionado na maca, sentado ou deitado, e a antissepsia (limpeza local) do seu joelho é feita. Depois, o ácido é injetado no seu joelho, vagarosamente, durando cerca de 30 segundos se aplicação. Após a injeção, o paciente é auxiliado a levantar e dar alguns passos até a cadeira e receber as orientações do ortopedista com relação aos cuidados, uso de medicamentos e retorno. Em alguns casos, a viscossuplementação é realizada no centro cirúrgico, como após a cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA) ou do menisco.

Geralmente, os resultados do tratamento duram de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio para até 3 anos, podendo repeti-lo a cada 6 meses, tantas vezes quanto necessário. Sua recuperação inclui repouso relativo por pelo menos 48h e não realizar atividades físicas por pelo menos duas semanas, sendo importante seguir as orientações da equipe médica responsável. Durante esse período, é importante saber que talvez haja inchaço no joelho tratado, além de vermelhidão, calor e uma leve dor. Em alguns casos, mas mais incomuns, também podem ocorrer algumas erupções cutâneas e um pouco de coceira na área. Qualquer sintoma diferente dos citados anteriormente deve ser relatado para um especialista e feita uma avaliação da região.

Uma curiosidade desse tratamento diferenciado é que muitas pessoas o conhecem pelo nome infiltração, o que é um termo incorreto, pois pode se referir à injeção de qualquer remédio no joelho.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br