Lesões mais comuns no mundo do futebol

O futebol é disparado o esporte mais popular do mundo. Acredita-se que cerca de 265 milhões de pessoas no mundo praticam o esporte com regularidade. Somente a FIFA, conta com mais de 209 nações número bem superior ao da ONU.


Junto a toda essa fama, vem o alto nível técnico e principalmente físico das grandes competições. Atualmente os jogadores profissionais deslocam-se entre 10 e 12 quilômetros por partida. Este percurso é cercado de movimentos bruscos e contatos físicos exigindo muito do físico do atleta. 

Visto que este é um esporte majoritariamente jogado com os pés, suas lesões tendem a acontecerem na parte inferior do corpo, sendo o joelho o grande campeão das lesões no mundo do futebol. Estima-se que em torno de 30 a 40% de todos os traumas se dão na região do joelho, com grande destaque também para as patologias decorrentes a pancadas na cabeça e coluna cervical. 

Pensando nisso, escrevi um artigo com as principais lesões do mundo futebolístico bem como suas causas e tratamentos, Confira aqui:

Lesões no músculos e tendões:

O preparo físico exigido pelo alto nível de futebol atual faz com que atletas profissionais desgastem seus tendões com cargas repetitivas e prolongadas fruto do treinamento físico do time, somado a tensões locais devido a encurtamentos os desbalanceamentos musculares. 

Já no âmbito das lesões musculares, os membros inferiores são os mais afetados e 90% ocorre devido ao estiramento excessivo das fibras ou contusão pré existente. Dentre as mais comuns figuram; 32% no músculo do quadríceps; músculos isquiotibiais 28%; adutores 19% e por fim gastrocnêmios com 12%.

Apesar de elevada a frequência destas lesões não há um tratamento isonômico. É preciso que cada caso seja estudado em particular. 

Lesões ligamentares

Conforme mencionamos acima, as lesões relacionadas ao joelho são as mais comuns do futebol, onde a mais usual diz respeito ao ligamento colateral medial e meniscos. Porém, a Lesão de ligamento Cruzado Anterior é disparado a de maior gravidade, quando falamos do mundo esportivo. Além de grave, esta é extremamente custosa onde o atleta leva um bom tempo para se recuperar. 

A causa mais frequente da lesão é o trauma torcional onde o quadro clínico agudo caracteriza-se pela dor aguda e derrame articular.  As dores e instabilidades no joelho impossibilitam a prática esportiva ao seu portador. 

Em sua maior parte das vezes faz-se necessário uma cirurgia de reconstrução ligamentar, o que além de caro, tem uma recuperação gradual e lenta, deixando o atleta ao menos 6 meses longe dos gramados. 

Entorse de Tornozelo

Lesões ligamentares do tornozelo são descritas pela literatura como as lesões mais comuns, independente do tipo de exposição (treinamento ou competição)

As entorses do tornozelo representam aproximadamente 80% das lesões que atingem o tornozelo e o pé, sendo que as entorses em inversão correspondem a 85% deste total.

O ligamento mais frequentemente lesionado na torção do tornozelo é o fíbulo-talar anterior. Este ligamento é o principal estabilizador lateral do tornozelo. As entorses laterais do tornozelo geralmente ocorrem pelo movimento de supinação exagerado, geralmente durante a aterrissagem do atleta após um salto sobre o pé de outro jogador, ou em uma superfície irregular.

Estas foram apenas algumas das lesões mais comuns no mundo do futebol. Apesar de serem mais frequentes em jogadores de alto nível, estas patologias podem vir a acontecer com qualquer um dos praticantes do esporte.

Por isso, caso você recentemente tenha se lesionado durante aquela pelada de domingo, não deixe de ir no médico ortopedista. Somente ele pode diagnosticar e tratar sua lesão com propriedade!

Fontes de dados estatísticos:

https://www.einstein.br/noticias/noticia/quais-sao-as-principais-lesoes-no-futebol