Dicas para a Cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior

A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior é uma das mais comuns no mundo dos esportes, consistindo na ruptura total ou parcial do ligamento. Na maior parte das vezes, faz-se necessário um procedimento cirúrgico para a recuperação completa, principalmente em pacientes com alto nível de atividade física.

Procure um Profissional Qualificado e Certificado

Procure sempre um médico ortopedista titulado pelas Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia (SBOT) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) . 

Comece a se Preparar Antes mesmo da Cirurgia

Antes mesmo do procedimento acontecer, você pode realizar alguns simples exercícios que auxiliam na recuperação e na prevenção de algumas possíveis complicações do procedimento. 

Realização da recontrução de ligamento cruzado anterior através de um artroscópio
Recontrução do Ligamento Cruzado Anterior feita por vídeo

Não coloque almofadas ou apoios embaixo do Joelho

Nunca coloque almofadas, rolos, travesseiros ou qualquer outro apoio de qualquer tipo embaixo do joelho. É necessário que este esteja sempre esticado para a melhor cicatrização da cirurgia e não haver perda de arco de movimento. 

Busque um bom Fisioterapeuta

Peça ao seu médico a indicação de um fisioterapeuta de confiança, pois esse será fundamental no processo de recuperação da lesão. Uma reabilitação mal realizada pode por em risco todo processo. 

Não tenha pressa

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é algo extremamente delicado, logo sua recuperação se dá de forma lenta. O tempo médio para o retorno às atividades esportivas é de nove meses, e mesmo assim é feita de forma gradual. A musculação, corrida e bicicleta são fundamentais previamente ao retorno esportivo e devem ser guiadas pelo cirurgião. 

Estas são algumas dicas para a boa recuperação do procedimento de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. Inscreva-se no nosso site e seja o primeiro a saber das novidades. 

Vídeo da Cirurgia de Reconstrução de Ligamento Cruzado Anterior