Salto alto e lesões no joelho

É muito comum que sapatos de salto alto sejam usados com o intuito de ganhar altura, ou até manter uma determinada postura. É fato que tal utensílio da moda provoca uma elevação do calcanhar, transferindo todo o peso corporal para a região do ante pé (metatarsos e dedos), além de aumentar a curvatura do arco. Muitos atribuem ao salto uma associação direta ao gênero, status, sensibilidade feminina e moda e por isso não abrem mão do seu uso no dia a dia. Contudo, a maioria dos profissionais condena o uso do salto alto, principalmente por conta das possíveis alterações biomecânicas, resultado pelo uso excessivo desse tipo de calçado.

No geral, atribuímos ao salto o perigo único e exclusivo de aumentar o risco de lesões devido a entorses. No entanto, é importante lembrar que alterações biomecânicas induzidas por eles também podem trazer efeitos negativos ao longo dos anos como mudança da postura, aumento da lordose na região da coluna lombar, ocasionar ou agravar varizes, calosidades, bolhas, joanete e outras deformidades ortopédicas.

Em especial, os joelhos são uma das partes do corpo que mais sofrem com o uso desse calçado. O mais popular dos problemas enfrentados nesses casos é o desgaste da cartilagem patelar. Porém, quando tal evolui e atinge as outras estruturas do joelho, a condromalácia evolui para um quadro que conhecemos como artrose.

Para aqueles que insistem no uso ou que não podem abandoná-lo (como o uso impositivo em ambientes de trabalho) pode optar pela ajuda de uma palmilha, já que ela atua redistribuindo a pressão localizada na planta dos pés, principalmente sob os metatarsos e dedos, aliviando a tensão e prolongando o tempo de uso em um sapato de salto alto. Outra dica importante seria evitar usar saltos muito altos e, de preferência, escolher modelos quadrados, já que oferecem mais estabilidade. Ademais, tenha em mente sempre o seu conforto, fuja de modelos que apertem seus pés, causem dor ou que modifiquem a sua forma de caminhar.

Em termos biomecânicos, mesmo mulheres habilidosas para caminhar sobre saltos ficam expostas a alterações no joelho. Por isso, aqueles que já apresentam problemas nessa área precisam de um acompanhamento médico de um ortopedista especialista, já que será ele que melhor avaliará a condição do paciente e evitará ao máximo os possíveis acidentes.

Por fim, lembre-se sempre de que a saúde dos pés é fundamental para se ter um equilíbrio em todo o corpo, afinal, essa é a estrutura responsável por sustentar as demais. Além disso, os riscos do salto alto para o joelho com certeza não valem a beleza dos sapatos.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br