Posições do joelho durante o sono

Você costuma acordar com dores pelo corpo? Saiba que isso pode ter relação com a forma como você dorme. Em muitos casos, os joelhos se unem quando nós nos deitamos na cama para dormir. No entanto, isso pode gerar tensão muscular na região lombar e nos quadris.

No geral, a pior posição possível para essa região em específico é a de bruços, já que o corpo pressionará a parte mais sensível do joelho. Quem passou por operações ou está com uma lesão, a posição mais recomendada é deitada na cama ou no sofá com a perna levantada do joelho que está doendo, colocando uma almofada embaixo do pé para melhorar a circulação sanguínea e diminuir a dor.

Contudo, para quem já sofre com dores tanto no quadril quanto nos joelhos, dormir de barriga pra cima pode ser desconfortável. Por isso, tente a posição lateralizada e com apoio entre as pernas, dessa forma não tem sobrecarga e o sono pode ser mais tranquilo. Assim, colocar um travesseiro entre as pernas ajuda a reduzir a tensão nessa região, proporcionando uma noite de sono melhor.

Além de tudo isso, você sabia que existe uma associação entre duração curta e longa do sono e dor musculoesquelética em adultos? Pode-se dizer que a privação do sono aumenta a sensibilidade a estímulos nocivos e diminui substâncias que inibem a dor, provocando a permanência da dor nos músculos e articulações.

Desse modo, outra dica muito interessante antes de se deitar é tomar como prática alguns exercícios de relaxamento. Eles ajudam a regular o sono e ajudam a chegar à fase profunda, que muitas vezes é difícil de alcançar. Dessa maneira, todo o seu corpo relaxa e muito dificilmente você acordará com as mesmas dores no dia seguinte.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br