Infiltração no joelho, para que serve?

A infiltração no joelho consiste em injetar medicamentos  diretamente no joelho, para melhorar quadros de dor ou tratar lesões. São os pincipais os corticosteróides para uso articular (Triancinolona) e o ácido hialurônico (viscosuplementação).
Pode ser associada a punção articular para diminuição de derrame articular quando indicado.

É uma alternativa utilizada por muitos médicos ortopedistas em casos mais agudos. O objetivo da infiltração é tratar a doença no local onde ocorre a lesão ou inflamação, principalmente nos casos mais graves ou quando não houve melhora com outros tratamentos em comprimido ou tópicos, sendo muito utilizada no tratamento da artrose, além de também ajudar a recuperar tendinites, sinovites ou contusões que acontecem pelas práticas de esportes esse é um procedimento que pode ser realizado não somente no joelho, mas em diversas articulações do corpo, como nos ombros e mãos.

O objetivo da infiltração no joelho é diminuir a dor, bem como diminuir a inflamação ou estimular a produção de líquido sinovial, que é um líquido produzido pela membrana sinovial e que atua na lubrificação da articulação do joelho.

O procedimento de uma infiltração no joelho é relativamente simples e rápido. No entanto, vale ressaltar a importância de ser realizado por um médico ortopedista com experiência, sendo necessária a desinfecção da pele e o uso de materiais estéreis. Inicialmente, é feita uma anestesia local e em seguida é aplicado o medicamento.

Indicações da Infiltração no Joelho:

  • Pacientes com doenças degenerativas e dores na região do joelho;
  • Artrite reumatoide com dor no joelho;
  • Atletas com dores no joelho.

Apesar de poderem ser feitas em diversos locais do corpo, como músculos e tendões, as infiltrações dentro das articulações são as mais comuns. Além disso, a infiltração no joelho é um procedimento seguro, indicado para dores crônicas e pacientes com doenças degenerativas, reumatismo, artrose ou atleta.

É recomendado de preferência que após a infiltração a pessoa deve continuar realizando fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular, para melhorar a movimentação das articulações afetadas, diminuir a dor, aumentar a elasticidade e diminuir a progressão da artrose, podendo evitar ou postergar  assim uma cirurgia invasiva.

Abaixo deixarei alguns links sobre Viscosuplementação para que você possa entender melhor sobre o assunto e sanar todas as suas dúvidas que não foram respondidas neste artigo: