Tratamento da condromalácia patelar

A condromalácia patelar é uma condição que afeta a cartilagem da patela, sendo comumente associada a dor e desconforto no joelho, especialmente ao realizar atividades que envolvem flexão e extensão repetitiva do joelho. Para pacientes que enfrentam essa condição debilitante, o tratamento dessa patologia é essencial para promover a recuperação e o retorno a uma vida ativa e saudável.

Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental que um ortopedista especialista em joelho conduza uma avaliação completa do paciente, incluindo histórico médico, sintomas relatados e um exame físico detalhado do joelho. Além disso, exames de imagem, como ressonância magnética ou radiografias, podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da lesão.

A maioria dos casos de condromalácia patelar pode ser tratada de forma conservadora, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos. As abordagens conservadoras incluem:

Repouso e redução de atividades de Impacto: evitar atividades que sobrecarregam o joelho. O repouso adequado permite que a cartilagem se recupere e reduz a irritação na região afetada.

Fisioterapia: parte essencial do tratamento da condromalácia patelar. O fisioterapeuta irá desenvolver um programa de exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do joelho, especialmente o quadríceps, a fim de estabilizar e proteger a patela. Técnicas de alongamento também podem ser empregadas para melhorar a flexibilidade e aliviar a tensão no joelho.

Medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser prescritos para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Injeções de corticosteróides também podem ser recomendadas para reduzir a dor e a inflamação mais rapidamente.

No entanto, em casos mais graves de condromalácia patelar, quando o tratamento conservador não proporciona alívio adequado, a intervenção cirúrgica pode ser considerada. Alguns procedimentos comuns incluem:

Artroscopia do joelho: uma cirurgia minimamente invasiva em que um pequeno dispositivo chamado artroscópio é inserido no joelho. Por meio disso, é possível reparar pequenas lesões na cartilagem ou realizar a limpeza de fragmentos soltos, melhorando assim a dor e a função do joelho.
Transplante de condrócitos Autólogos: Esse é recomendado em casos mais graves, onde grandes áreas de cartilagem estão danificadas, já que envolve a retirada de uma pequena amostra de cartilagem saudável do próprio paciente, que é cultivada em laboratório e, posteriormente, transplantada para a área danificada do joelho.

Embora nem sempre seja possível evitar completamente a condromalácia patelar, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de desenvolver essa condição. Isso inclui praticar atividades físicas com técnicas adequadas, evitar atividades de impacto excessivo, fortalecer os músculos ao redor do joelho, usar calçados adequados para o esporte praticado e ter visitas recorrentes a um especialista em joelho caso seja recomendado.