Terapia por ondas de choque no tratamento de lesões no joelho

A terapia por ondas de choque é uma técnica inovadora e eficaz que tem ganhado destaque no tratamento de diversas lesões músculo esqueléticas, incluindo problemas no joelho. Nesse sentido, é importante discutir como essa terapia pode oferecer benefícios significativos na recuperação dessa importante articulação.

Também conhecida como terapia de ondas de choque extracorpóreas (TOCE), esse tratamento é uma abordagem não invasiva que utiliza ondas acústicas de alta energia para estimular a regeneração dos tecidos e promover a cura de lesões.

Durante a sessão, o paciente é posicionado confortavelmente e o aparelho emite ondas acústicas focalizadas em uma região específica. Essas ondas desencadeiam uma resposta biológica no tecido lesionado para estimular a circulação sanguínea, a formação de novos vasos sanguíneos e a liberação de fatores de crescimento. Isso, por sua vez, acelera o processo de cura e regeneração do tecido danificado.

Para entender melhor como esse tratamento é visto diante da comunidade científica, é importante que saibamos identificar seus benefícios com o objetivo de tratar a região em questão. Dessa forma, podemos citar alguns, como o fato dela não se tratar de um procedimento cirúrgico, o que significa que não há necessidade de incisões ou anestesia, minimizando o risco de complicações. Além disso, possui uma recuperação mais rápida e eficiente, trás alívio da dor e melhora a função articular ao promover a regeneração dos tecidos.

A terapia em questão pode ser indicada para uma variedade de condições do joelho, incluindo tendinite patelar (joelho de saltador), síndrome da banda iliotibial (ITBS), lesões do tendão patelar (tendinopatia patelar), bursite do joelho, dor crônica no joelho e calcificação no tendão.

É importante destacar que cada paciente é único e que o ortopedista especialista em joelho deve realizar uma avaliação completa antes de recomendar a terapia por ondas de choque como parte do plano de tratamento.