Tendinite e Sinovite: Qual a diferença?

Apesar de muitas vezes estarem associadas, a Tendinite e Sinovite de Joelho são duas patologias distintas que afetam de diferentes formas a articulação do joelho. Ambas remontam a processos inflamatórios, porém cada uma em uma respectiva parte do joelho. 

Para compreendermos essa diferença, vamos primeiro caracterizar cada uma delas:

Tendinite de Joelho

O que é?

A tendinite consiste basicamente na inflamação dos tecidos do tendão. Essa patologia é uma das lesões mais comuns por esforço repetitivo, atingindo cerca de 20 a 30% dos praticantes de esporte, principalmente os de impacto. Ela pode manifestar-se em diversas articulações.  No joelho, a patela é a região mais acometida pela doença. 

Sintomas

Os sintomas da tendinite podem variar de acordo com o grau da patologia, com a dor na região do joelho (principalmente após a realização de atividade física) sendo uma constante em todos os níveis, aumentando exponencialmente conforme o piorar da doença. 

Suas causas são variadas, desde traumas diretos na articulação até o progressivo desgaste da região causado pelo esforço repetitivo, geralmente fruto da prática de atividade física de alto impacto. 

Tratamento

Em geral, o tratamento da tendinite é feito através de medicamentos antiinflamatórios, gelo e fisioterapia. Contudo, em casos mais graves, procedimentos mais invasivos podem se fazer necessários. 

Sinovite de Joelho

O que é?

Popularmente conhecida como “água no joelho”, a sinovite de joelho consiste na inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste a articulação do joelho. A inflamação do local é fruto do espessamento do líquido sinovial causando sangramento na região.

Sintomas

A dor e o inchaço do joelho são os principais sintomas da patologia. No portador, é possível notar a região superior do joelho vermelha e “quente”, além de reduzir o arco de movimento do joelho, gerando uma queda na qualidade de vida. 

Tratamento 

O tratamento dado à sinovite de joelho vai depender do grau de inflamação da região. Em casos mais brandos, medicamentos antiinflamatórios, repouso, gelo e fisioterapia são o suficiente para reduzir a inflamação.

Contudo, em casos onde o processo inflamatório encontra-se mais agravado e há uma grande perda de arco de movimento e dificuldade de locomoção, o médico especialista pode optar pela punção do líquido sinovial e em seguida pela infiltração com corticóides na região.

Quando esgotam-se as tentativas e recursos, e a sinovite de joelho persiste faz-se necessário um procedimento cirúrgico para o tratamento da patologia.

Quais são as principais diferenças entre a Tendinite e a Sinovite de Joelho?

Agora que já pontuamos as duas efemérides vamos às principais diferenças: Enquanto a tendinite marca o processo inflamatório dos tendões, a Sinovite remonta a inflamação da membrana sinovial. 

A dor e inchaço são sintomas que ambas possuem em comum, contudo enquanto a tendinite não causa a perda do arco de movimento dos joelhos, este é um dos principais sintomas da Sinovite. 

Apesar de ambas serem tratadas em seus estágios mais brandos com medicamento, gelo e fisioterapia, a possibilidade de punção e infiltração com corticóide só existe no tratamento da sinovite de joelho. 

Lembre-se: Somente um médico especialista é capaz de realizar o diagnóstico e tratamento correto das patologias. Se você estiver sentindo algum dos sintomas ou é portador de alguma das patologias citadas aqui, marque já uma consulta com um médico ORTOPEDISTA!