Artrose de Joelho

A Artrose, também chamada de Osteoartrose ou Osteoartrite, é uma doença marcada pelo desgaste da cartilagem da articulação do joelho. Sua incidência aumenta com o progresso da idade, acometendo mais a população idosa (apesar de também ocorrer em parte da população jovem). 

Sintomas

Os sintomas da Gonartrose são bem característicos, dentre eles destacam-se:

  • Dor no joelho, principalmente após qualquer esforço
  • Sensação de rigidez na articulação do joelho, principalmente pela manhã ou pós repouso
  • Estalos ou crepitações frequentes no joelho
  • Calor e inchaço do joelho
  • Limitação dos movimentos do joelho
  • Perda de força nos músculos da coxa

Causas da Artrose

Este problema afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos. Contudo, fatores como sobrepeso, lesões e doenças pré existentes são alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento de uma artrose ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para a artrose no joelho pode ser feito de forma conservadora em casos mais leves, através de fortalecimento muscular, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares que ajudam na melhora  da função da articulação, freando o processo degenerativo. 

Em casos mais graves, o médico pode optar por realizar uma infiltração com corticóides, ácido hialurônico ou até mesmo um procedimento cirúrgico, como artroscopia, osteotomia ou prótese. 

Importante salientar também a importância da fisioterapia durante o processo de recuperação do paciente, sendo indicada em ambos os casos

É sempre bom lembrar: Somente um médico especialista é capaz de diagnosticar e tratar qualquer tipo de patologia. Por isso, caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados, PROCURE UM MÉDICO.