A Condropatia Patelar

A Condropatia patelar é uma doença que acomete a cartilagem de revestimento interno da patela, osso que fica localizado na parte anterior da articulação do joelho, antigamente chamado de rótula.

A cartilagem funciona como mecanismo de deslizamento entre os ossos, permitindo o perfeito funcionamento da articulação com mínimo atrito. Qualquer alteração, seja ela congênita, degenerativa ou fruto de um trauma no joelho, pode causar graves danos ao tecido

A Condropatia Patelar abrange justamente os casos onde há algum grau de lesão na cartilagem, onde inicialmente trata-se de somente um amolecimento da superfície do tecido. Contudo com o passar do tempo, esta pode progredir para lesões mais sérias, chamadas de erosões condrais. 

Entre seus diversos sintomas, os mais frequentes são:

  • Dor ao movimentar o joelho
  • Dor intensa ao subir e descer escadas
  • Instabilidade do joelho
  • Dor permanente no joelho quando dobrado
  • Estalidos e sensação de areia dentro da articulação

Para o diagnóstico e tratamento correto faz-se necessário uma consulta médica com um ortopedista, preferencialmente especialista em joelho, onde este poderá atestar ou não a doença através de exames clínicos e de imagem. Caso você esteja vivenciando algum desses sintomas, procure o quanto antes um médico!

Dr. Rafael Mançãno
Médico Ortopedista
CRM: 52-96203-1