Viscossuplementação: Tudo o que você precisa saber

A Viscossuplementação é um procedimento cada vez mais utilizado no tratamento de uma série de doenças da articulação do joelho. O procedimento consiste na injeção de ácido hialurônico no joelho debilitado, a fim de restabelecer o equilíbrio nutricional da articulação. 

O que é o Ácido Hialurônico?

Inserido dentro da cartilagem do joelho, o ácido hialurônico tem como principal função restabelecer o equilíbrio nutricional do joelho e fortalecer a produção de líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, permitindo a suavidade dos movimentos do joelho. É importante salientar que o ácido utilizado já é encontrado naturalmente no líquido sinovial, e que a falta dele pode gerar graves problemas na articulação. 

Quais são as principais indicações para a Viscossuplementação?

Os possíveis candidatos ao procedimento devem incluir-se em uma ou mais das categorias abaixo:

  • Pacientes com dor crônica no joelho devido lesões condrais, persistentes aos demais tratamentos conservadores (fisioterapia, corticóides, entre outros). 
  • Pacientes com histórico de doenças gastrointestinais (gastrite, úlcera) ou 
  • com doenças renais, incapazes de tomar anti-inflamatórios.
  • Pacientes que não podem realizar procedimento cirúrgico ou que buscam postergá-lo.
  • Pacientes portadores de lesões de menor grau na cartilagem;
  • Pacientes portadores de artrose de joelho, desde que a patologia não se encontre muito avançada.

Onde o procedimento é realizado? 

Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento não precisa ser realizado em ambiente hospitalar, o médico ortopedista pode realizar a viscossuplementação em seu próprio consultório ou clínica, após a assepsia do local.

Por quanto tempo dura o efeito?

Geralmente, os efeitos do procedimento são sentidos uma semana após a realização da primeira aplicação. A melhora é sempre gradual e de acordo com o desenvolvimento do tratamento e, em geral, seus resultados duram de 6 meses a um ano, podendo se estender. 

Existe alguma diferença entre os medicamentos utilizados?

Sim! A grande diferença entre as fórmulas dos medicamentos são as quantidades de aplicações necessárias. Em alguns casos uma aplicação é suficiente, contudo em outros faz-se necessário até 3 infiltrações com intervalos de uma semana para que se tenha o efeito desejado. 

Lembre-se, antes de realizar qualquer procedimento, por menor que seja, consulte sempre um médico ESPECIALISTA! Só ele é capaz de diagnosticar e tratar doenças e lesões.