Dores atrás do joelho, o que fazer?

A dor no joelho é uma das mais comuns no corpo humano e é uma queixa comum em clínicas ortopédicas. Afeta pessoas idosas, muitas vezes de origem degenerativa, e pessoas mais jovens, geralmente devido a traumas ou problemas de alinhamento da rótula (a chamada síndrome patelar).

A dor persistente no joelho é um sintoma de algo que não está certo. Em outros casos, a dor no joelho pode ser causada apenas por situações específicas de esforço excessivo, como o que acontece durante caminhadas mais longas, subidas de ladeiras, levantamento de peso ou até mesmo treinos atléticos mais intensos.

Nesses casos, um período de descanso para exercícios pode ser suficiente para resolver a situação. As causas podem ser diversas já que existe uma inervação circunferencial no joelho e muitos problemas dentro da articulação irradiam para posterior.

Geralmente, a dor no joelho (seja ela ligeira ou intensa) tem significado patológico, ou seja, existe uma patologia ou doença que está na origem da mesma, como:
Lesão no Menisco;
Tendinite;
Cisto de Baker;
Dor irradiada nervo Ciático;
Dor muscular.

Dor patelofemoral

Também pode ser um dos fatores envolvidos para o surgimento da dor nos joelhos a adoção de posturas que implicam em um mecanismo de isquemia e hiperpressão da articulação patelofemoral, alguns hábitos comuns podem acarretar problemas nos joelhos. como sentar por longos períodos com os joelhos flexionados, manter-se sentado por muito tempo, sentar em cima dos joelhos ou cruzar as pernas durante longos períodos.

O costume de cruzar as pernas ao sentar-se, unido ao hábito de permanecer nessa posição por longos períodos, além de aumentar a compressão da patela contra a tróclea, gera prejuízo da circulação sanguínea nessa área.

Períodos de isquemia e hiperpressão patelar podem gerar micro-lesões em pacientes suscetíveis. Estas, quando ocorrem frequentemente, podem culminar em macro-lesões. Além disso, o fato de permanecer deitado por muitas horas com os joelhos esticados também pode gerar quadro álgico articular.

Nesse caso, porém, a causa é diferente. Essa situação acarreta na diminuição na lubrificação articular e, consequentemente, dor nos joelhos. Ainda, os músculos e tendões que envolvem a articulação podem se tornar mais tensos, principalmente aqueles que apresentam propensão a hiper-atividade e a menos flexibilidade.

O que fazer: Você deve consultar seu médico para uma avaliação individualizada.

Quando há suspeita de que a dor no joelho esteja relacionada à estrutura da articulação ou outras causas ortopédicas, o melhor médico é o ortopedista.  Quando há suspeita de que a dor seja causada por causas vasculares, como exemplo varizes, o angiologista é o mais indicado. A colocação de compressas de gelo no local pode melhorar a dor e inchaço local até que você consiga procurar seu médico.