Musculação pode machucar o joelho?

Final de ano chegando e a corrida pelo corpo perfeito se intensifica, não é mesmo? É bem comum que nos meses de verão as academias vivenciem um aumento no número de alunos. E uma das principais consequências da explosão do número de alunos matriculados é o aumento brusco nas lesões, principalmente de joelho.

Pensando nisso, escrevi um artigo sobre o assunto e você pode conferí-lo aqui:

Afinal, musculação pode machucar o joelho?

Conforme mencionado acima, há uma clara correlação entre o aumento do número de alunos matriculados em academia e lesões no joelho. De fato, ao iniciarmos um trabalho de fortalecimento muscular, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física qualificado. 

A maior parte das lesões é decorrente da prática não supervisionada! Muitas vezes, por não seguirem uma orientação clara quanto ao peso ou a forma correta de praticar determinado exercício, praticantes de musculação sobrecarregam seus joelhos causando desgastes e lesões. 

É importantíssimo salientar que, na maior parte das vezes, os equipamentos oferecidos pelas academias não interferem diretamente nas lesões. E sim o uso não supervisionado destes, somado ao sobrepeso. 

Como prevenir uma possível lesão?

Para uma pessoa que já pratica esporte, como a corrida de rua por exemplo, e procura a academia para treinamento funcional ou para a pessoa que busca um ganho de qualidade de vida, a prevenção de lesões inclui 4 passos:

  1. Estar acompanhado de um professor de educação física qualificado
  2. Ter seu treino adequado ao seu objetivo e preparo físico atual
  3. Realizar check-ups regulares com o seu médico ortopedista
  4. Comunicar-se ativamente com seu professor e seu médico, reportando qualquer incômodo ou dor imediatamente

Dicas para a prática segura de exercícios

Conforme dito anteriormente, é fundamental que um profissional qualificado esteja sempre a postos para lhe ajudar. Além de todo esse cuidado, é preciso que você fique atento aos seguintes fatores:

  • Mantenha sempre seus joelhos alinhados com os quadris e tornozelos, e nunca dobre demais a perna, causando sensação de desconforto, independente do exercício.
  • Ao realizar exercícios com barra carregada certifique-se que há sempre um professor ao seu lado, caso a fadiga muscular lhe cause tontura e você perca o equilíbrio, evitando um acidente mais grave. 
  • Ao agachar, mantenha sempre os seus joelhos atrás dos tornozelos. Seus dedos dos pés devem sempre estar voltados para frente e os joelhos e quadris alinhados. De forma alguma você deve projetar seu quadril à frente no final do exercício.

Essas foram algumas dicas simples, mas que podem ajudar muito na PREVENÇÃO de lesões no joelho. Caso você já seja portador de alguma patologia, consulte um médico especialista!