Cisto de Baker

Também conhecido como cisto poplíteo, o cisto de Baker consiste em uma lesão benigna formada pelo aumento da produção e acúmulo de líquido articular na  articulação do joelho, criando um cisto palpável na região posterior do joelho. 

Sabe-se que a patologia acontece entre o gastrocnêmio medial e semimembranoso, dois grandes músculos localizados na região posterior e medial do joelho.

Cisto visivel

Causas do Cisto de Baker

Por ser uma doença causada pela produção e acúmulo excessivo de líquido sinovial, suas causas geralmente estão ligadas a lesões pré existentes na articulação que levam ao inchaço da região – essas lesões podem ser crônicas (ex artrose) ou agudas (ex.lesões de cartilagem ou menisco).

Sintomas do Cisto de Baker

Em alguns casos, que são em sua maioria representados por crianças, o cisto de Baker é assintomático. Contudo, quando falamos do quadro geral, principalmente em adultos, a doença possui alguns sintomas claros. Confira aqui:

  • Inflamação e inchaço da parcela posterior do joelho, podendo estender-se até a perna
  • Sensação de incômodo e dor na região afetada e arredores
  • Sensação de pressão na parcela posterior do joelho
  • Presença de nódulo PALPÁVEL na região posterior do joelho
  • Dor intensa ao esticar a articulação
  • Rigidez da musculatura do joelho e seus arredores.

Diagnóstico do Cisto de Baker

No geral o cisto de Baker é diagnosticável através do exame físico do paciente, onde é possível sentir o nódulo na parte posterior do joelho. Contudo, quando os sintomas encontram-se agravados e há suspeitas de doenças mais complicadas (como a trombose), faz-se necessário uma investigação mais detalhada. 

Exames complementares têm papel fundamental no diagnóstico diferencial, uma vez que a dor na articulação é um sintoma bem comum no mundo das patologias de joelho.

Dentre os exames de imagem mais utilizados para diagnóstico do cisto de Baker podemos destacar a Ressonância Magnética e a Ultrassonografia, a primeira tendo um papel de destaque no diagnóstico de lesões articulares associadas. 

É importante salientar que o cisto de Baker pode romper-se, causando dor aguda na região posterior da perna e panturrilha. Nestes casos, o diagnóstico diferencial da trombose venosa aguda é imperativo. 

Tratamento

O tratamento é focado na lesão de base que originou o cisto de Baker. É preciso recuperar por completo o joelho, evitando a produção excessiva e o acúmulo de líquido sinovial.