Diferença entre luxação, contusão, fratura e trincado no joelho

Já ficou na dúvida quando o médico classificou sua lesão após um exame? Esse texto servirá justamente para entender a diferença que existe ao dizermos que o paciente está com uma luxação, contusão, fratura ou um trincado no joelho.
A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

Já a contusão se refere ao impacto de algum objeto contra nosso corpo ou quando nosso corpo se choca contra um anteparo sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele. Popularmente, é conhecido como uma “pancada”. Apesar de não causar lesões estruturais definitivas, a contusão gera edema (inchaço), vermelhidão ou rouxidão.

Enquanto isso, é dito fratura quando o osso se quebra. As causas são variadas, assim como a gravidade de cada caso. Podem ocorrer após simples quedas, acidentes automobilísticos e durante a prática de atividades físicas. A qualidade óssea também influencia bastante nestes casos, sendo a osteoporose um fator de risco.

Por fim, o que chamamos de trincado é um termo popular utilizado para fraturas incompletas, menos graves, ou seja, ela não rompeu a cortical oposta, gerando uma fissura. Não se pode confundi-las com o termo contusão. Mas lembre-se: o trincado, embora seja incompleto, não deixa de ser uma fratura.

Para receber um diagnóstico adequado sobre seu quadro, lembre-se de se consultar com um médico especialista para uma análise meticulosa do seu caso, aumentando assim as chances de uma investigação assertiva.