Estrutura muscular do joelho

Já falamos neste blog sobre alguns sistemas que fazem parte do joelho como os ossos e as articulações, que dão forma e função a essa região. No entanto, os músculos ainda não tinham sido abordados, sendo eles um grupo de estruturas contráteis que proporcionam controle do movimento, coordenação e atenuação de cargas.

Fazem parte do grupo muscular atuante nos joelhos: o quadríceps femoral, músculo tensor da fáscia lata, os músculos da pata de ganso (músculo sartório, grácil e semitendíneo), os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semimembranoso e semitendíneo), músculo poplíteo e o gastrocnêmio. A seguir, veremos um pouco sobre cada uma dessas estruturas:

Quadríceps femoral: considerado um dos músculos mais fortes do corpo humano, está localizado no compartimento anterior da coxa, juntamente com o músculo sartório. O nome do quadríceps femoral vem do latim e quer dizer “músculo de quatro cabeças”.
Tensor da fáscia lata: sendo um músculo fusiforme localizado na porção lateral da coxa, pertence aos músculos da região glútea, juntamente com o glúteo máximo, o glúteo médio e o glúteo mínimo. Sua principal função é produzir a extensão e a rotação lateral da perna na articulação do joelho.

Pata de ganso: nome do conjunto de 3 tendões que se inserem juntos na tíbia, na parte interna do joelho, cerca de 5 centímetros abaixo da linha articular. São os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo, sendo eles flexores e rotadores internos do joelho.
Isquiotibiais: são os músculos da região posterior da coxa. Formados por três músculos: semitendíneo, semimembranoso e bíceps femoral, tem como principal função fletir o joelho. Correr, saltar e rotacionar o joelho são atividades que requerem a atuação dos isquiotibiais.

Poplíteo: pequeno músculo originado do côndilo lateral do fêmur e do corno posterior do menisco lateral, correndo em direção medial e caudal em direção à tíbia e se inserindo acima da origem do músculo solear (sóleo). Tem como principal função estabilizar a região dorsal do joelho.

Gastrocnêmio: grande músculo localizado na região posterior da perna, formando o volume da panturrilha. Em conjunto com o músculo sóleo, ele forma um grupo muscular de três cabeças chamado de tríceps sural. Além de ser um forte flexor plantar do pé na articulação talocrural, também realiza a flexão da perna na articulação do joelho.

Na maior parte das vezes, é esse grupo que mais se beneficia com a prática de atividades físicas, já que as mesmas atuam no fortalecimento dessa região, eliminando fatores de riscos para doenças ou ainda restaurando estruturas que foram previamente danificadas.