Lesões do Ligamento Cruzado Posterior: Causas, Diagnóstico e Tratamento

As lesões do ligamento cruzado posterior (LCP) são um problema relativamente comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Esse ligamento é um dos principais estabilizadores do joelho, juntamente com o ligamento cruzado anterior (LCA). Enquanto o LCA previne o deslizamento anterior da tíbia em relação ao fêmur, o LCP atua impedindo o deslizamento posterior da mesma.

As lesões dessa região geralmente ocorrem devido a uma força direta no joelho quando a tíbia é empurrada para trás, como acontece em acidentes de trânsito, quedas ou impactos durante práticas esportivas. Atletas que praticam esportes de contato ou com movimentos bruscos correm maior risco. Além disso, lesões do LCP podem ser acompanhadas por outros danos no joelho, como no menisco ou nos ligamentos colaterais.

O diagnóstico preciso é essencial para um tratamento adequado. Por isso, o ortopedista especialista em joelho realizará uma avaliação detalhada do paciente, analisando o histórico do acidente e realizando um exame físico minucioso da área afetada. Além disso, exames de imagem como a ressonância magnética podem ser solicitados para visualizar a gravidade do caso e verificar a existência de outras lesões associadas.

Os sintomas comuns desse quadro incluem dor no joelho, inchaço, instabilidade ao caminhar ou praticar atividades físicas, dificuldade em estender completamente a perna e uma sensação de soltura no joelho. Seu tratamento pode variar de acordo com a gravidade da lesão, o nível de atividade do paciente e a presença de lesões adicionais. Após análises, o médico pode optar pelo conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador é indicado para lesões leves ou para pacientes menos ativos. Inclui repouso, aplicação de gelo, uso de medicamentos para alívio da dor e fisioterapia. Essa em específico desempenha um papel fundamental na recuperação, fortalecendo os músculos ao redor do joelho e melhorando a estabilidade articular.

Já aqueles que apresentam quadros mais graves ou atletas que desejam retornar ao esporte de alto impacto geralmente são candidatos ao tratamento cirúrgico. A cirurgia reconstrutiva do LCP é realizada por um ortopedista especializado e consiste em substituir o ligamento danificado por enxertos de tendões do próprio paciente ou de um doador. Após o procedimento, o paciente precisará de um período de reabilitação intensiva para recuperar a força e a mobilidade do joelho.

Embora nem todas as lesões do LCP possam ser evitadas, alguns cuidados podem ajudar a reduzir o risco de ocorrência. O fortalecimento dos músculos da coxa e do quadril, a prática de exercícios de alongamento, o uso adequado de equipamentos de proteção em atividades esportivas e as visitas recorrentes a um médico especialista podem contribuir para a prevenção de lesões no joelho.