Lesões no joelho em crianças: Causas, tratamento e prevenção

As lesões no joelho são um problema comum em crianças e podem ocorrer devido a uma variedade de razões, como atividades esportivas, quedas ou acidentes. O joelho é uma articulação complexa e vulnerável, composta por ossos, ligamentos, tendões e cartilagem. Dessa forma, estar ciente de possíveis lesões é importante para prevenir-se de suas causas, ou então ter acesso rápido a opções de tratamento.
Existem várias causas comuns de lesões no joelho em crianças. Alguns dos cenários mais comuns incluem:

Lesões esportivas: Crianças envolvidas em atividades esportivas como futebol, basquete ou ginástica, podem estar sujeitas a lesões no joelho devido a quedas, colisões ou movimentos bruscos.

Quedas: As crianças são conhecidas por serem ativas e aventureiras, o que pode levar a quedas que podem resultar em lesões no joelho.
Crescimento ósseo: Durante os estágios de crescimento, o osso do joelho pode crescer mais rapidamente do que os músculos e tendões circundantes, o que pode levar a dores e desconfortos conhecidos como doença de Osgood-Schlatter ou Síndrome de Sinding-Larsen-Johansson.
Lesões ligamentares: As crianças também podem sofrer lesões nos ligamentos do joelho, como o ligamento cruzado anterior (LCA) ou o ligamento colateral medial (LCM), especialmente durante atividades esportivas de contato.

O tratamento depende da gravidade, idade da criança e de outros fatores individuais. Algumas lesões menores podem ser tratadas com repouso, aplicação de gelo, compressão e elevação (método RICE), além de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor e o inchaço. Já em casos mais graves, pode ser necessária intervenção médica. O médico ortopedista especializado em joelho avaliará a lesão e determinará a melhor abordagem de tratamento. Isso pode incluir fisioterapia, uso de órteses, imobilização temporária ou, em casos mais graves, cirurgia.

A fisioterapia é frequentemente uma parte importante do tratamento para crianças com lesões no joelho. O fisioterapeuta trabalhará com a criança para fortalecer os músculos ao redor da região afetada, melhorando a estabilidade articular, restaurando a amplitude de movimento e promovendo a recuperação adequada.

Prevenir lesões no joelho em crianças é fundamental para garantir seu bem-estar e manter um estilo de vida ativo. Aqui estão algumas medidas preventivas que os pais e as crianças podem tomar:

Aquecimento e alongamento: Incentivar as crianças a realizar um aquecimento adequado e alongamentos antes de atividades físicas pode ajudar a preparar os músculos e articulações para o movimento.

Equipamento de proteção: Usar equipamentos de proteção adequados, como joelheiras, durante atividades esportivas pode reduzir o risco de lesões.

Superfícies seguras: Certificar-se de que as áreas onde as crianças brincam ou praticam esportes têm superfícies seguras e adequadas para absorção de impacto, como grama, tapetes ou piso emborrachado.

Treinamento adequado: Garantir que as crianças recebam treinamento apropriado para as atividades esportivas que praticam, incluindo técnicas corretas de movimento e fortalecimento muscular.

Descanso adequado: É importante permitir que as crianças tenham tempo suficiente para descansar e se recuperar após atividades físicas intensas, evitando o excesso de treinamento e a fadiga.