Ligamento anterolateral

Os avanços da tecnologia permitiram a medicina  evoluir de forma ímpar, e com isso redescobrir a anatomia do corpo humano a cada inovação criada. O Ultrassom e a ressonância magnética permitiram médicos a compreender um pouco melhor o quebra cabeça que é o corpo humano. 

Dentre as novas peças destaca-se o ligamento anterolateral. Descoberto em 2013 por dois médicos suecos após 4 anos de pesquisa,  gerou muita discussão entre especialistas em joelho e anatomistas. 

O Ligamento anterolateral

A noção da anatomia do joelho mudou completamente em 2013 quando Steven Claes e Johan Bellemans descobriram a existência de um ligamento que vai do lado externo da coxa até a tíbia. 

Este foi batizado de Ligamento Anterolateral e tem como principal função auxiliar aos ligamentos cruzados do joelho a manter a estabilidade da articulação ao realizarmos uma mudança de direção.

Como foi descoberto

A hipótese de existência de um outro ligamento data de 1879 quando um médico francês documentou seus achados. Contudo, somente 134 anos e muitos testes depois a descoberta foi oficializada.

Buscando entender melhor o processo de recuperação da lesão de ligamento cruzado anterior, os doutores suecos passaram 4 anos estudando a articulação até finalmente identificar com precisão o ligamento e toda sua extensão. 

Sua reconstrução juntamente com a do ligamento cruzado anterior é algo controverso em dias atuais. Alguns colegas defendem que a reconstrução associada gera maior estabilidade e protege o enxerto do cruzado anterior. Diversos estudos clínicos não mostram diferença entre a reconstrução isolada do cruzado anterior com a reconstrução associada do anterolateral ao cruzado. 

Cabe ao médico assistente a indicação correta para cada paciente individualmente. 

Gostou do conteúdo? Então assine nossas Newsletter e seja o primeiro a saber!