Futebol e o joelho

O futebol é uma atividade física praticada em equipe, jogado entre dois times de 11 jogadores cada um o qual se esforçam para introduzir uma bola na baliza do campo do adversário, sem intervenção das mãos, durante uma partida. No geral, quem tem interesse na prática do futebol busca justamente por auxiliar no aumento da capacidade cardiorrespiratória e potência aeróbica, além de fortalecer a musculatura, especificamente da coluna e das pernas.

Por ser uma grande articulação do corpo humano, o joelho exerce uma função importantíssima para os jogadores de futebol, sendo o principal responsável pela mobilidade dos jogadores. No entanto, ele também acaba por ser um dos grandes causadores do afastamento dos atletas dos campos, isso porque  as lesões mais comuns encontradas nos seus praticantes são as de menisco, ligamentares ou de cartilagem.

Essa situação acontece repetidas vezes muito por conta da alta intensidade do esporte e das mudanças repentinas de movimentos que acontecem durante a partida. Além disso, esses grandes problemas podem ser frutos de fortes colisões, tombo, tentativas de evitar quedas ou até mesmo por manter o pé em uma posição enquanto o resto do corpo rotaciona. 

As lesões ligamentares mais comuns nesse esporte acontecem no ligamento cruzado anterior (LCA) ou no ligamento colateral medial. Já no menisco, encontramos muitos casos do rompimento dessa estrutura fibrocartilaginosa comprometendo sua performance e agilidade. Por último, mas não menos importante, o deslocamento da rótula é a lesão menos comum obtida no futebol que os anteriores e depende de inúmeros fatores para se dirigir um tratamento eficaz.

Caso a prática dessa atividade física seja efetuada, a pessoa em questão, mesmo que sem lesões anteriores, é recomendada a seguir determinados cuidados, sendo eles:

  • Realizar uma avaliação antes do início da atividade.
  • Realizar treino completo com  aquecimento e alongamentos.
  • Correção das fraquezas e desequilíbrios musculares.
  • Adequação do equipamento esportivo (chuteira e caneleira).
  • Adequação da carga de treino.
  • Monitoramento do retorno esportivo.
  • Reconhecimento precoce de lesões.
  • Atenção a qualidade do gramado

Como pode ver, encontramos possíveis riscos para sua saúde nessa atividade disseminada em todo território Brasileiro. Dessa forma, cabe a você respeitar os limites físicos do próprio corpo. Por isso, a regra mais importante é manter-se atento e estar sendo assistido por profissionais qualificados e de confiança.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br