Como tratar um Edema no Joelho?

O edema do joelho é um sintoma de líquido na cavidade articular, que pode ser líquido sinovial, sangue ou pus.

Há muitas razões para os joelhos inchados. As mais comuns são pancadas, quedas, entorses,ou doenças crônicas como artrose, por exemplo. Esse acúmulo geralmente é devido à sinovite, que é a inflamação das membranas articulares.

Uma das funções da membrana é produzir líquido sinovial, um importante elemento que lubrifica a área interna da articulação do joelho. À medida que essa membrana fica inflamada, o corpo tenta corrigir o problema tornando mais fluido, o que cria um acúmulo desse fluido na área.

A sinovite pode estar presente em associação a outras doenças, como a artrite reumatóide, lúpus ou gota, dentre outras causas. Dependente de uma quantidade menor ou maior da colecção líquida intra-articular, o joelho apresenta a tumefação com menor ou maior tensão, condicionando-o por isso a uma perda menor ou maior da mobilidade.

Habitualmente o aumento da tensão intra-articular associa-se ao aparecimento de desconforto ou mesmo dor, que em situações extremas é insuportável. Para tratamento,  pode ser necessário drenar esse fluido. Para fazer isso, um cirurgião ortopédico colocará uma agulha para drenar o excesso de líquido sinovial após aplicar anestesia local na área. Nesse mesmo procedimento pode ser associada a injeção de corticosteróides como a triancinolona  e  de ácido hialurônico (viscosuplementação), conforme o caso do paciente. Dessa forma haverá um tratamento para causa base e não apenas um procedimento para alívio da dor.

Woman having botox treatment at beauty clinic

Existem diferentes tratamentos para o edema do joelho, dependendo do diagnóstico. No caso de traumas diretos ou entorses, a primeira ação para ajudar no tratamento é colocar uma compressa fria ou gelo sobre a área em até 48 horas. O gelo causa vasoconstrição, ou seja, reduz o fluxo sanguíneo para a área, o que melhora o edema. Deixar a área para descansar por alguns dias também é uma boa opção.

É importante manter as pernas em uma área mais alta, o que auxilia no retorno da linfa e do sangue. Não tome remédios por conta própria, se for tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, somente com prescrição médica.

Se em alguns dias não melhorou ou se aparecer algum sintoma associado, é importante buscar um especialista na área para o diagnóstico correto.

Saiba mais sobre a Viscosuplementação clicando aqui.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br