Sinovite de Joelho

Popularmente conhecida como água no joelho, a sinovite é uma velha conhecida de boa parte da população. Ela é caracterizada pela inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste a parte interna de algumas articulações.

A patologia é mais frequente no joelho, mas pode acontecer em diversos locais como: ombro, punho e tornozelo. A sinovite leva a uma maior produção de líquido sinovial, chamado derrame articular, resultando no inchaço da área afetada.

Causas da Sinovite

Para entender as causas da sinovite precisamos entender o que causou a inflamação da membrana. Suas principais causas são:

 Reumatológicas :Causada pela artrite reumatóide, gota, lúpus ou qualquer outra doença da área.

Degenerativa: Se dá pela presença de desgaste articular do joelho, sendo uma das principais causas da dor na artrose do joelho. 

Sinovite Infecciosa: Quando há presença de fungos ou bactérias dentro da articulação.

Qual o tratamento da Sinovite de Joelho?

É de fundamental importância que o tratamento da sinovite seja aliado ao tratamento de sua causa base. Confira aqui o padrão:

Repouso

O repouso é fundamental para o tratamento e deve ser relativo à dor trazida pela patologia. Em certos casos, o uso de muletas, bengalas, ou até andadores pode ser indicado.

Gelo

O gelo é fundamental para combater o inchaço e alívio da dor. Funciona como anti-inflamatório local. 

Fisioterapia

Os pacientes portadores da sinovite leve ou moderada que ainda tenham um arco de movimento razoável, estão liberados para a fisioterapia visando a recuperação da função. Em casos mais graves, com derrame articular volumoso pode-se fazer necessário o esvaziamento do líquido sinovial antes de começar os procedimentos. 

Punção

Em casos mais sérios é preciso puncionar o joelho de forma a retirar o excesso de líquido sinovial através de uma agulha e seringa.  A punção só é feita em casos extremos onde o arco de movimento encontra-se reduzido e a dor muito intensa. A simples diminuição da pressão pela retirada de liquido proporciona alivio imediato da dor. 

Infiltração com corticoide

O medicamento corticóide tem alto potencial anti-inflamatório e inibição da produção do líquido sinovial. Quando aplicado diretamente na área inflamada, seus efeitos são ainda maiores. É  comum que antes de realizar uma  infiltração, seja feita a punção e retirada do líquido sinovial. A associação com ácido hialurônico é muito eficaz na viscosuplementação e é comumente utilizada. 

Tratamento da patologia de base. 

Um diagnóstico preciso e tratamento adequado é fundamental para se evitar o retorno da sinovite. A simples punção para retirada de líquido não resolve o problema!

Lembre-se para o diagnóstico e tratamento correto de qualquer patologia procure sempre um médico ESPECIALISTA!