Lesão Ciclope como complicação de reconstrução de LCA

A lesão ciclope é uma complicação cirúrgica que surge após o procedimento de reconstrução do ligamento cruzado anterior. A patologia consiste no desgaste do novo ligamento formando algo como um nó,  causando dor, inchaço e redução do movimento articular. 

Definição da Lesão Ciclope 

Como mencionado anteriormente a lesão surge, no geral, após a realização da reconstrução do LCA. A patologia consiste em uma hipercicatrição do enxerto do ligamento, onde forma-se  algo similar a um queloide dentro da articulação.

A lesão pode ser fruto de um erro técnico no posicionamento dos túneis durante a artroscopia, porém por vezes ela pode ser idiopática, e até mesmo desenvolver-se sem o paciente ter feito o procedimento. 

Sintomas

Os sintoma da síndrome aparecem logo no período pós operatório, e os mais característicos são:

Dor intensa na região do joelho

Um claro som de estalo vindo da articulação

Perda de movimento 

Sensação de travamento do joelho

Crepitações dolorosas

Tratamento

O tratamento dado a patologia é o desbridamento cirúrgico da lesão, feito através de uma artroscopia. Nele, o cirurgião especialista realiza a limpeza dos tecidos dos ligamentos através de instrumentos inseridos no interior do joelho. 

Lembre-se, a realização deste procedimento é extremamente delicada, por isso procure sempre um médico ORTOPEDISTA e ESPECIALISTA EM JOELHO, certificado pela Sociedade  Brasileira de Cirurgia do Joelho.