Derrame articular

Os derrames articulares, vulgarmente conhecidos como água no joelho,  se dão quando há um aumento na produção de líquido na articulação.. Em outros casos, a mistura deste com sangue gera uma severa inflamação dos joelhos. O acúmulo a longo prazo acaba por predispor infecções internas e o derrame articular crônico. 


Ele é um sintoma de alguma patologia de base que causa inflamação, aumento do líquido sinovial ou até mesmo sangramentos dentro da articulação. Como exemplos podemos citar artrose, lesões condrais (cartilagem), sinovite e até mesmo hemofilia. 

Sintomas

Diante de seus mais variados sintomas, podemos destacar os dois principais. O primeiro mais característico é a dor intensa na articulação, devido ao aumento de pressão.. Outro sintoma bem comum é o inchaço visível devido ao processo de acúmulo de líquido nas cavidades internas. Por fim,  pode se notar  também um aumento da temperatura da região causado pela inflamação local.

Diagnóstico

Em meio a este quadro bem característico, o médico ortopedista é capaz de identificar ao aliar as queixas dos pacientes a uma bateria de exames físicos. Por vezes faz-se necessário exames de imagem e eventualmente punção do líquido acumulado.

Tratamento

O tratamento dado à doença varia de acordo com a patologia de base e com o grau de acúmulo de líquido na articulação. Em casos mais brandos, utiliza-se somente  fisioterapia e medicação oral.  Em alguns casos  a punção articular auxilia no diagnóstico da patologia de Base e  gera alívio ao descomprimir o joelho. Contudo, em casos mais graves, faz-se necessário tratamento cirúrgico. O tratamento é guiado de acordo com a patologia de base e varia muito.