Os esportes mais danosos para seu joelho

Em grande parte dos esportes, é rotineiro conhecer alguma pessoa que já tenha passado por alguma lesão. Não importa se você é um atleta de elite, ou treina apenas nos finais de semana, em algum momento já deve ter se machucado ou presenciado alguma situação do tipo nessas atividades. Algumas vezes, acabam por ser lesões leves, enquanto outras são bastante graves e que podem requerer até mesmo intervenção cirúrgica. Mas por que isso ocorre nos esportes?

Runner with ankle injusry has sprained and strained ankle, painful expression. typical road running problem associated with shoe choice

Por ser formado por ossos, ligamentos, meniscos e músculos, estamos falando de uma região do corpo que é muito sensível, propensa a adquirir lesões com diferentes causas. Dessa forma, a prática de esportes e os joelhos possuem uma relação de “atrito”, aumentando ainda mais as chances de acontecer um acidente, justamente por ser uma área de ligação, compensação e sustentação.

Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), há 5 esportes que mais causam lesões no joelho no território brasileiro. O futebol, por exemplo, é o esporte que mais causa lesões no Brasil, justamente por ser também o mais difundido e praticado na região. Entre os diagnósticos mais comuns encontramos distensão ou estiramento das fibras musculares, inchaço local, dor leve e/ou moderada, ruptura parcial e ou total das fibras musculares, incapacidade de mobilização e até mesmo deambulação do atleta.

Outras atividades esportivas que aparecem na pesquisa são as artes marciais, basquete, treinos gerais na academia e o tênis. É possível notar uma grande semelhança entre elas que justifica os altos índices, como a presença de movimentos de flexão excessiva dos joelhos com peso e os que exigem rotação brusca interna. No geral, isso causa grande desgaste da região, possibilitando o aparecimento de quadros como os listados acima. 

No geral, os médicos ortopedistas indicam algumas ações para prevenir esses quadros, como a prática regular de exercícios físicos dentro dos limites de cada corpo, sem pular os respectivos alongamentos e aquecimentos tanto antes quanto depois do treino. Além disso, sempre é recomendado seguir um acompanhamento com preparador físico.

Para quem já apresenta algum problema na área relatada e deseja ingressar em uma atividade, é importante lembrar que o fortalecimento da musculatura ajuda na estabilização do joelho e consequentemente pode aliviar a dor de maneira bastante importante. Contudo, entender os seus limites é sempre o melhor caminho. Para ter esse equilíbrio, opte sempre por exercícios que, feitos de modo correto, garantem o fortalecimento da região.

Dentre algumas atividades que manterão seu corpo ativo e que possuem menos riscos estão andar de bicicleta, yoga e nadar. Entretanto, antes de escolher o que fazer, converse com um médico especialista de sua confiança para receber uma indicação mais adequada e específica para o seu corpo.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br