Lesão no Joelho é sempre cirurgica?

Quem sofre ou já sofreu com lesões no joelho sabe que a dúvida quanto à necessidade de um procedimento cirúrgico é constante. Existem aqueles que advogam contra, afirmando que fisioterapia e reforço muscular são o suficiente em todos os casos e outros que pregam procedimentos como a artroscopia como forma de solução ou manejo dos problemas. 

Divergências profissionais a parte, será que é possível estabelecer uma regra  a respeito de quando devemos ou não realizar o procedimento cirúrgico? Será que há algum critério científico específico para esses casos? Ficou curioso? Então confira aqui minha explicação. 

O que a ciência diz? 

Após a revisão da literatura existente, houve um questionamento sobre a eficiência de procedimentos como a artroscopia em casos onde o paciente era portador de uma doença degenerativa como artrose. 

 Contudo, não se pode criar uma regra universal quanto a esses casos, onde por vezes, faz-se necessário procedimentos cirúrgicos para alívio dos sintomas. 

E as lesões traumáticas?

Em casos de lesões causadas por traumas, como entorse de joelho ou acidentes de carro , a realização de procedimentos cirúrgicos é mais provável, respeitando sempre a individualidade do paciente. Porém, não se pode generalizar, deve ser realizado avaliação completa do paciente e de sua saúde de forma geral para indicação de tratamento cirúrgico ou conservador. 

 E agora, como saber qual é o seu caso?

Bom, como vimos anteriormente não há uma regra clara quanto a necessidade de cirurgia no joelho. É preciso avaliar caso a caso, e por isso a opinião de um médico ortopedista ESPECIALISTA em JOELHO é fundamental para a decisão. Lembre-se, somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar de forma adequada suas lesões.