Apofisite em crianças

No geral, o corpo de quem está na infância ainda se encontra em desenvolvimento. Desse modo, os ossos ainda não estão totalmente ossificados, fazendo com que a parte que se conecta ao tendão seja um pouco diferente do adulto, recebendo o nome de apófise. Por ser uma região mais frágil, há a tendência de desenvolver o que é chamado de apofisite, uma inflamação que acomete crianças e adolescentes que praticam atividades físicas.

Normalmente, as crianças engajam em atividades que exigem grande impacto, tornando os membros inferiores os locais mais sujeitos a apofisite. No caso do joelho, dois locais podem sofrer com apofisite: na tuberosidade anterior da tíbia (conhecida como doença de Osgood-Schlatter) e na parte mais baixa da patela (conhecida como síndrome de Sinding-Larsen-Johansson). Enquanto isso, nos membros superiores, a ocorrência de apofisites é bem menos comum.

Para o tratamento de apofisites, costuma-se adotar métodos semelhantes aos que são feitos para as tendinites nos adultos. Em suma, o repouso relativo, fisioterapia e orientações para atividade física e esportiva são os pilares para um tratamento efetivo. Contudo, nas crianças que permanecem com sintomas, pode-se também recorrer à imobilizadores, ondas de choque ou até mesmo à cirurgia, esta realizada para remover fragmentos de osso que se formam nas apófises.

Em muitos casos, pais chegam com seus filhos no consultório após identificarem um caroço na região do joelho na criança. É importante, portanto, saberem que a apofisite pode provocar inchaço na região inflamada, parecendo que existe um caroço no local, mesmo após a cura. Por isso, a criança deve ser examinada periodicamente para identificar se realmente o quadro é de apofisite e se o tratamento foi efetivo.

Há a chance de ocorrer a formação de calcificações no local da apofisite que permanecem mesmo durante a fase adulta, podem ou não ser dolorosas, requerendo ou não tratamento. Por isso, cada caso deve ser avaliado e tratado dentro de suas particularidades.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br