Sintomas da Tendinite

A tendinite é um problema em que o tendão, estrutura responsável por ligar músculos e ossos, inflama. Em geral, denominamos de tendinite a condição de inflamação do tendão. Neste texto, vamos abordar a tendinite patelar, já que ela é uma das condições que mais frequentemente provoca dores na região do joelho.

Casos de tendinite se desenvolvem em diferentes partes do corpo. Sua ocorrência mais comum é em articulações que se movimentam muito no dia a dia.

O problema é igualmente habitual no cotovelo (epicondilite), no tendão de Aquiles (calcânea) e no joelho (tendinite patelar – uma das mais comuns).

A tendinite patelar ocorre no tendão abaixo da patela. Ali, há o tendão patelar, que liga a patela à tíbia. O problema se desenvolve devido a degeneração e inflamação da estrutura e costuma aparecer de forma gradual. Ao longo da inflamação, contudo, as dores e demais sintomas aumentam. Se não tratada, a condição pode dificultar bastante o movimento da perna do indivíduo e a realização de atividade física.


Também conhecida como joelho do saltador, a inflamação é mais comum entre atletas. Especialmente naqueles que realizam saltos repetitivos, como os praticantes do vôlei, basquete, salto com vara, futebol e atletismo. O impacto constante na região tende a favorecer o desgaste e inflamação do tendão.


Além destes, um “público” comum para a tendinite são os idosos. Nesses indivíduos, porém, a inflamação se desenvolve devido ao desgaste natural e progressivo do tendão, algo a que todos estão sujeitos ao longo da idade.

Entre os sintomas da tendinite, sem dúvida o que mais se destaca é a dor na área abaixo da patela e, às vezes, no centro do joelho. O sinal surge e se desenvolve gradualmente, aumentando sua intensidade à medida que a inflamação também se intensifica ou que o indivíduo não para a atividade que deu início à sobrecarga.


Quando o indivíduo realiza movimentos mais intensos, especialmente durante a prática de esportes, o sintoma piora e, por vezes, pode se tornar incapacitante.


Ainda pode ocorrer de o paciente com tendinite patelar apresentar inchaço no joelho, e certa rigidez da região, especialmente ao acordar.


É importante destacar que a dor dessa inflamação não costuma se irradiar para outros locais da perna. Caso isso ocorra, é provável que o problema seja outro ou que a tendinite patelar seja apenas um dos diagnósticos. Independentemente da causa do sintoma, no entanto, é fundamental que o indivíduo busque diagnóstico médico e tratamento adequado.

Quando a tendinite ainda está em seu estágio inicial, é possível tratá-la mais facilmente. Uma técnica que ajuda bastante é a aplicação de gelo no local. Para isso é necessário que o indivíduo coloque a perna afetada em repouso, posicione uma bolsa de gelo sobre o joelho por cerca de 25 – 30 minutos, 3 vezes por dia.

Porém, caso a dor não desapareça em três dias, é sinal de que o problema é um pouco mais intenso. Logo, é fundamental buscar o médico e solicitar o diagnóstico da condição. Com o diagnóstico realizado, o ortopedista poderá receitar analgésicos e anti-inflamatórios ao paciente.

Somado ao uso dos remédios, é indicado que o paciente realize uma avaliação e algumas sessões de fisioterapia, com foco na reabilitação do tendão inflamado.

Se a inflamação for mais resistente, é relativamente comum que o médico indique a injeção direta de medicamentos no joelho. Os remédios à base de cortisona podem aliviar a dor, mas também enfraquecer o tendão no futuro. Por isso, sua utilização é bastante ponderada. Além destes, é possível usar o tratamento com laser e o ultrassom com o gel e anti-inflamatório na fisioterapia.

Por fim, a cirurgia é indicada em casos mais graves. Ainda assim, o procedimento é bastante raro, pois os métodos conservadores geralmente conseguem tratar o problema.