Viscossuplementação para tratamento da artrose

Capazes de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores nos joelhos, especialistas na região cada vez mais estão sendo requisitados com o avanço da informação e da conscientização da população, trazendo a esses pacientes uma manutenção do seu bem-estar. No geral, muitos são os problemas, com uma diversidade de tratamentos recomendados para cada um. Com o avanço da medicina, novos métodos foram implementados e já estão em prática no mercado, entre eles está inclusa a viscossuplementação.

No geral, o procedimento citado consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico. Este, é produzido naturalmente pelo corpo humano, sendo um importante componente do líquido sinovial, responsável por contribuir para a nutrição das células da cartilagem e lubrificar as articulações, permitindo seu movimento suave e indolor. É esperado que pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios semelhantes produzam o líquido sinovial com menor concentração do ácido aqui relatado, prejudicando assim suas propriedades viscoelásticas.

Dessa forma, a viscossuplementação é muito indicada para aqueles que sofrem com a osteoartrose leve ou moderada, uma doença crônica que pode ser facilmente citada como a forma mais comum de artrite em pacientes acima de 50 anos. Em suma, é caracterizada pelo desgaste da articulação, o que leva a uma inflamação do local. Seus sintomas mais comuns são relatados a partir de dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade de movimentação.

Quando localizada no joelho, uma articulação mais comumente acometida por ter a função de carga, a alteração da sua biomecânica leva a importante morbidade. Por isso, os benefícios são grandes para aqueles que optam por essa técnica, já que seu tratamento inclui: melhora a lubrificação da articulação, diminuição da inflamação da região, nutrição da cartilagem, diminuição da dor, auxílio na prevenção da piora da artrose e controle do estado de desgaste atual.

Entretanto, os pacientes que são indicados à realização da viscossuplementação não são apenas pessoas que sofrem de artrose, alguns deles possuem lesões que levam ao seu surgimento. Por isso, o procedimento também está ligado àqueles que sofrem de artrite reumatoide ou até mesmo que apresentem lesões de menisco, ligamento ou cartilagem. Também é comum que essa prática seja acolhida por aqueles que não podem, ou não desejam, fazer cirurgias, com grandes chances de obter no fim resultados muito satisfatórios.

É importante reforçar que esse método pode ser realizado em qualquer articulação sinovial, não apenas na que compõe o joelho. Uma grande diferença presente é que, quando realizada em articulações superficiais, como é o caso da região aqui tratada, pode ser feita sem o auxílio de exames de imagens. É recomendado ainda que o paciente evite qualquer tipo de atividade física ou que necessite levantar peso nas primeiras 24 horas após a aplicação. Além disso, caso seja notado algum tipo de desconforto após a aplicação, o recomendado é aplicar gelo durante 20 minutos e utilizar os medicamentos prescritos pelo ortopedista.