Como dietas podem afetar o joelho

É conhecido que vários fatores responsáveis pelo desenvolvimento da osteoartrite, incluindo esforços físicos de alto impacto, lesões nas articulações, idade e genética. Contudo, você sabia que a composição de carboidratos das dietas também é um fator de risco para o desenvolvimento dela?

A osteoartrite é considerada uma das formas mais comuns de artrite, desenvolvida quando a cartilagem que amortece os ossos nas articulações se rompe e se desgasta, fazendo os ossos se esfregarem uns nos outros. Em estudos recentes, observou-se que a composição de carboidratos da dieta com baixo teor de gordura era suficiente para alterar as chances seu desenvolvimento.

No fim, os principais culpados deste esquema foram a fibra e o açúcar. Isso porque mudar a quantidade de sacarose e fibra na dieta altera a patologia da osteoartrite. Dessa forma, a dieta rica em sacarose aumenta os sinais de inflamação das articulações, enquanto a dieta rica em fibras causa alterações nos genes da cartilagem e nas vias celulares de resposta ao estresse.

Por tratar-se de uma articulação formada por um conjunto de estruturas que devem trabalhar em harmonia (possibilitando a reestruturação do peso do corpo e os movimentos necessários para a marcha), acaba por tornar-se o principal alvo de toda essa questão. Aqui, fica evidente a importância das pesquisas para a área da ortopedia, já que descobertas assim dão novas pistas de que pode haver efeitos dietéticos significativos ligados ao aumento do risco dessa lesão, mesmo na ausência de obesidade.

Por fim, é importante entender como a nossa dieta afeta a saúde de nossas articulações para que assim, em conjunto de outras práticas recomendadas por especialistas, riscos como o desenvolvimento dessas lesões sejam evitados e/ou tratados de forma mais eficaz.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br