Instabilidade articular

Por acaso você já sentiu seu joelho falhar? Esta sensação do joelho falseando é, na verdade, a instabilidade da articulação, conhecida também por instabilidade ligamentar dessa região. Mas o que exatamente acontece para que você sinta essa falha?

No geral, os ligamentos do joelho são estruturas responsáveis pela manutenção da patela, mantendo-a em seu devido lugar, bem como também auxiliando músculos e ossos a executarem os movimentos de forma correta. Quando perdem sua resistência e se tornam mais frouxos, a instabilidade se instala.

A maioria dos casos que aparecem com esse quadro, possuem causas congênitas ou lesões traumáticas na região. Além disso, outros problemas podem derivar dessa situação, como é o caso daqueles que desenvolvem artrose, ou seja, um maior desgaste na cartilagem do joelho. 

Dentre os sintomas que podem estar relacionados com esse falseio, o principal é a instabilidade durante o caminhar. Contudo, com o passar do tempo, alguns outros sintomas podem aparecer, tais como dor e irritação local. 

Ademais, o tratamento sempre vai depender muito das condições clínicas do paciente, ou seja, o quanto as articulações dessa região estão preservadas. A maioria dos casos podem ser baseados apenas na fisioterapia, com fortalecimento das demais estruturas do joelho.

Porém, se o paciente estiver com a doença muito avançada, a cirurgia pode ser necessária. Dentre os possíveis procedimentos, a artroscopia é a técnica mais recomendada para esses casos. Nela, é feito apenas dois cortes: um para colocar uma câmera e através da outra, colocado o instrumento para cortes. Dessa forma, os ligamentos rompidos podem ser costurados, ou pode ser colocada uma órtese, que ajudará na movimentação do joelho.

Por todos esses aspectos, alguns cuidados simples aplicados no seu dia a dia podem ser tomados para evitar futuros problemas. Manter-se no peso adequado, fazer atividades fisicas e investir na fisioterapia podem ser pontos chaves importantes para previnir a manifestação dessa doença.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br