Artroscopia do joelho

O que é artroscopia do joelho?

A artroscopia do joelho é um procedimento utilizado para investigar e tratar problemas dentro da articulação, procedimento no qual um cirurgião ortopédico usa um tubo fino com uma câmera na ponta para olhar dentro da articulação sem fazer uma grande incisão na pele.

No entanto, se um diagnóstico já foi feito, como por meio de outros exames, como raios-X ou ressonância, os médicos ainda podem usar a artroscopia para fazer tratamentos no menisco, cartilagem ou ligamentos cruzados para ajudar a tratar o problema.

Esse procedimento permite visualizar e tratar muitas lesões dentro da articulação sem a necessidade de grandes incisões.

Entre os problemas que podem ser tratados com artroscopia estão:


– Lesões de menisco;
– Cartilagem;
– Ligamentos cruzados;
– Corpos livres;
– Inflamação interna do joelho (sinovite);
– Fibrose da articulação (artrofibrose).

O risco de complicações deste procedimento é muito baixo, no entanto, como em qualquer outra cirurgia, há risco de trombose, infecção no local da ferida, reação alérgica à anestesia, surgimento de rigidez no joelho ou lesões nas estruturas saudáveis do joelho. Leia mais sobre os possíveis perigos de uma cirurgia de joelho, clicando aqui.

O procedimento, geralmente, dura menos de uma hora, por isso também tem um tempo de recuperação muito mais rápido do que a cirurgia tradicional do joelho. No entanto, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da velocidade de cicatrização e do problema a ser tratado.

A atividade física geralmente pode ser retomada em torno de 6 semanas após uma artroscopia, conforme orientação de um cirurgião ortopédico. Além disso, em alguns casos, é importante alternar as atividades de alto impacto com base no tipo de lesão no joelho.