Instabilidade patelar

Você sente sua patela sair do lugar ao caminhar? Cuidado, isso pode ser suspeita de uma Instabilidade Femoropatelar, disfunção comum que pode ser causada por diversas formas de desequilíbrio.

Vamos entender um pouco melhor:



O que é?


Instabilidade Femoropatelar é o nome dado a disfunção causada pela falta de estabilidade na articulação do joelho, mais especificamente na articulação formada pela patela e fêmur. Esta é multifatorial, gera dor, redução da mobilidade da região e até mesmo subluxação ou luxação da patela.

Na maior parte dos casos, os pacientes procuram o médico ortopedista com a reclamação de uma sensação de deslocamento interno da patela, ou até mesmo por crepitação da articulação.

Causas

Suas causa são as mais variadas.  A Instabilidade Femoropatelar pode ser fruto de um trauma direto ou outros fatores, como pacientes com valgo de joelho cujo desalinhamento pode reduzir a instabilidade da região em sua porção medial.

No geral, qualquer desequilíbrio é capaz de gerar a instabilidade da região, devido a localização da articulação femoropatelar e sua função de suporte para os membros inferiores.

Há também a possibilidade de existência de alterações biomecânicas dos joelhos e quadris, como a Patela alta por exemplo, que é um fator de risco presente em muitos pacientes portadores do quadro.