Cirurgia de instabilidade Patelar

A Instabilidade Femoropatelar é uma disfunção causada pela falta de estabilidade na articulação do joelho, mais precisamente no encontro da patela e do fêmur. Ela é multifatorial e gera dor, redução da mobilidade local e até mesmo subluxação ou luxação da patela. 

Na maior parte das vezes, o tratamento conservador é o suficiente para ajudar nesta disfunção, contudo em casos mais graves faz-se necessário uma intervenção cirúrgica. Confira aqui um pouco mais sobre esse procedimento:

Cirurgia de Instabilidade Patelar

Usualmente este tratamento é escolhido em casos onde o paciente vivenciou dois ou mais episódios de luxação femoropatelar. Essa opção é escolhida devido ao afrouxamento das estruturas internas de contenção medial do joelho e falha do tratamento conservador (reforço muscular específico).

A instabilidade patelar talvez seja a patologia ortopédica com o maior número de técnicas cirúrgicas descritas. Podemos dividir basicamente em três grupos: realinhamento proximal, realinhamento distal e misto. 

Realinhamento Proximal:

Release lateral da Patela: Consiste em uma liberação do retináculo lateral que frequentemente está tenso e causa tilt patelar. Pode ser feito por vídeo ou através de uma pequena incisão. 

reconstrução do ligamento femoropatelar medial : Nesta, utiliza-se um enxerto retirado do tendão gracial, semitendíneo ou uma tira do quadríceps  e com a ajuda de parafusos ou âncoras realiza-se a fixação deste na patela e no fêmur reconstruindo o ligamento.

Plicatura medial: consiste basicamente no tensionamento das estrutura mediais com uma sutura em jaquetão. 

Realinhamento distal: 

O ângulo Q é medido com pontos de referência no quadril, patela e tuberosidade anterior da tíbia. Quando aumentado favorece a instabilidade patelar. A cirurgia consiste basicamente e reposicionamento da tuberosidade patelar após osteotomia (corte no osso) e fixação com parafusos 

Procedimentos mistos

Combinam técnicas proximais e distais.

Lembre-se, somente um médico ESPECIALISTA é capaz de diagnosticar e tratar a instabilidade patelar. 

A indicação cirúrgica é feita com avaliação individualizada  do paciente e análise cuidadosa de seus exames de imagem.

Acompanhe nosso blog e fique ligado nas novidades. E se quiser ficar por dentro de tudo, assine a Newsletter!