Luxação Patelar

O deslocamento ou luxação patelar é frequentemente confundido com o deslocamento de joelho, que é uma lesão mais grave e mais complicada. A maioria dos pacientes consiste em adolescentes do sexo feminino cujo mecanismo extensor  já apresentava alguma forma de anormalidade. 

Como acontece?

Em geral, o deslocamento patelar acontece quando o indivíduo muda repentinamente de direção, torce o joelho ou até mesmo sofre um grave trauma na região. Uma série de outras patologias podem se associar a essa doença, como fratura osteocondral da patela ou do côndilo femoral lateral.

Qualquer pessoa pode sofrer uma luxação patelar, mas os pacientes que já possuem alterações anatômicas estão muito mais expostos a esse risco podendo ocorrer até em atividades cotidianas. 

Diagnóstico

O deslocamento da patela torna-se evidente, exceto quando sofre redução espontânea. Ou seja, é claro o deslocamento da patela quando há a lesão, deixando o paciente incapaz de esticar o joelho e facilitando o diagnóstico..

Tratamento

O tratamento imediato da lesão consiste na redução  da lesão onde a maioria dos pacientes não precisa de sedação ou analgesia. Esta consiste em  suave movimento  na patela juntamente com extensão do joelho mas deve ser realizada por profissional de saúde treinado para evitar complicações e lesões adicionais. Após a redução imobiliza-se o joelho em extensão por 4-6 semanas para cicatrização dos tecidos e posteriormente se inicia reabilitação com fisioterapia. 

O tratamento cirúrgico é indicado geralmente quando há instabilidade recorrente ou em alguns casos específicos em primeiro episódio.