Como prevenir lesões no joelho

A dor no joelho é um sintoma causado por uma articulação desgastada ou inflamada. Excesso de peso, degeneração ou lesão esportiva, como pode ocorrer durante um jogo de futebol ou corrida, são causas comuns.

No entanto, quando a dor no joelho impede você de andar ou piora com o tempo, pode ser sinal de um problema mais sério, sendo necessária avaliação médica.

Os joelhos são articulações que de fato são protagonistas nas práticas de esportes, ao mesmo tempo também lideram as listas de lesões que os esportistas sofrem. Sua anatomia e biomecânica são fascinantes, sendo objeto de estudos há muitas décadas.

Evitar lesões, deve ser uma prioridade. Ainda que muitos dos acidentes possam ser inevitáveis, em muitos dos casos um bom treino com prevenção de lesão pode ajudar a diminuir de forma eficiente esse tipo de dano.

Mesmo que não possamos evitar todos os danos, existem algumas recomendações que podem ajudar a reduzir o número e a gravidade das lesões no joelho.

 As lesões nos joelhos podem ser de agudas como: rompimentos de ligamentos, lesões na cartilagem, ou nos tendões) ou crônicas (tendinites, bursites e artrites).

Mesmo que nem todas as lesões sejam possíveis de serem evitadas, especialmente as agudas (que são geradas por traumas) podem ter seus riscos diminuídos, com ações simples como manter um peso adequado, se exercitar de forma correta, evitar esportes ou atividades de alto risco ou utilizar os melhores sapatos para cada uma das atividades que realizar.

A seguir algumas dicas de como evitar lesão no joelho:
– Mantenha seu peso sob controle;
– Aquecimento antes dos exercícios;
– Repouso após os exercícios;
– Melhorar a flexibilidade;
– Fortalecer o tronco;
– Evite exercícios de alto impacto;
– Utilizar faixas no joelho;
Exercícios aliados dos joelhos, principalmente a musculação.

Alguns exercícios específicos ajudam a prevenir e tratar os problemas no joelho e em outras articulações. Eles podem servir em muitos casos, mas é importante consultar o profissional que te acompanha, ele pode te indicar os melhores para aliviar as dores no joelho.

Existem muitos outros exercícios para prevenir e tratar as lesões, sendo que os exercícios de estabilização são especialmente úteis. Não podemos esquecer também dos exercícios de força e flexibilidade.

Enriquecer a alimentação diária com alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como salmão, gengibre, cúrcuma, açafrão, alho macerado ou sementes de chia, ajudam a complementar o tratamento e manter a saúde.