Ballet clássico e o joelho

A dança é uma atividade propensa a lesões, já que requer esforços físicos e psicológicos. Contudo, o ballet clássico em específico acaba por se destacar com inúmeros casos de participantes com sintomas dolorosos provocados pela prática de seus movimentos e posições, já que favorecem para o alto estresse mecânico às estruturas osteomusculares.

Dançarinos profissionais, no geral, são exigidos no seu dia a dia de esforço muito grande, comparados a níveis de atletas olímpicos. Dessa forma, estão sujeitos a sofrer lesões nos ensaios, com risco duas vezes maior nas apresentações e três vezes maior nas aulas. Isso porque a maior parte do tempo o ballet exige que as coreografias sejam frequentemente ajustadas, mesmo que quem as execute esteja fadigado ou familiarizado com os movimentos propostos.

Em suma, pode-se dizer que os principais agravos que acometem bailarinos são relacionados à amplitude aplicada no joelho e por excesso de compensação. Sendo assim, tendinites patelares (joelho de saltador), lacerações de meniscos, bursites patelares, contusões, abrasões e síndromes patelofemorais são quadros comuns nessa realidade.

Caso a prática dessa modalidade de dança seja efetuada, a pessoa em questão, mesmo que sem lesões anteriores, é recomendada a seguir determinados cuidados, sendo eles:

  • Realizar uma avaliação antes do início da atividade.
  • Adotar reflexos adequados para evitar lesões e garantir uma prática de alta performance.
  • Realizar treino completo com  aquecimento e alongamentos.
  • Executar exercícios de fortalecimento e não apenas atividades aeróbicas.
  • Executar a técnica correta (as posturas de dança exigem um aprendizado correto e alinhamento do corpo).
  • Prestar atenção à importância do repouso e recuperação do corpo.
  • Utilizar equipamentos indicados para a prática.
  • Hidratar o corpo antes, durante e depois dos treinos, assim como boa alimentação.

É importante lembrar que a dança pode sim ser realizada todos os dias, mas cabe a você respeitar os limites físicos do próprio corpo. Até porque, seguindo essa dinâmica, sua performance tende a melhorar, por estar forte e saudável. Por isso, a regra mais importante é manter-se atento e estar sendo assistido por profissionais qualificados e de confiança.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br